EVENTOS


45º Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios (WCARS)


Data de início: 05/06/2019
Data de término: 05/06/2019
Local: Florianópolis


 

O 45º Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios (WCARS) será realizado na cidade de Florianópolis/SC, no dia 05 de junho de 2019.

O Simpósio Mundial de Auditoria Contínua e Relatórios (WCARS) é o principal fórum para a discussão de pesquisa e prática na aplicação de tecnologia para auditoria contínua e relatórios.

A conferência está aberta a qualquer ideia inovadora relacionada à auditoria e ao relatório habilitado para TI, incluindo, entre outros: Análise de Auditoria e Business Intelligence; Dados Grandes; Garantia Contínua; Detecção de fraude; XBRL; Auditoria software e sistemas de papel de trabalho; Blockchain; Mineração de texto e voz; ERP e outras tecnologias de gerenciamento de dados; Drones, UVP, Aplicativos móveis entre outros.

A conferência alterna entre locais dos EUA e não-americanos, com conferências anteriores realizadas em Mônaco (2004), Malta (2005), São Paulo, Brasil (2006-2017), Ferrara, Itália (2007), Creta (2008), Malatya, Turquia (2012), Brisbane, Austrália (2013), Reykjavik, Islândia (2014), Chengdu, China (setembro de 2014), Brisbane Austrália (2016), China (2017), Brasil, Itália (2018), Espanha (2019). Artigos e apresentações de conferências anteriores podem ser encontrados em no site http://raw.rutgers.edu

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a disseminação do conhecimento e intercâmbio científico e técnico para acadêmicos e profissionais contábeis.

 

TEMA CENTRAL

 “O papel da Contabilidade e dos Sistemas de Informação na Auditoria e Monitoramento Contínuo”.

 

INSCRIÇÕES

 

1º lote

 Categoria

Valor

Profissionais com registro no CRCSC

R$ 315,00

Demais Profissionais, Professores e interessados

R$ 350,00

Estudantes

R$ 70,00

 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

 

Desconto na taxa de inscrição para grupos:

2 pessoas - 10%

3 pessoas - 15%

4 pessoas - 25%

10 ou mais pessoas - 40%

Para desconto nessa modalidade, efetuar as inscrições no sistema e enviar e-mail para cursos@crcsc.org.br com os nomes dos participantes.

 

Pontuação Programa Educação Profissional Continuada
Capacitadora: SC-00002
Código: SC-02061
AUD CMN PREVIC SUSEP PERITO PROGP PRORT
8 8 8 8 8 8 8


PÚBLICO ALVO

Pofissionais e empresas de auditoria, Empresários Catarinenses e Universidades (docentes, discentes, pesquisadores e técnicos).

Público Estimado: 200 participantes.

 

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O evento proporcionará chamada para trabalhos técnicos e científicos. Sendo que os três melhores serão premiados e convidados para publicar em revistas a serem definidas pelo comitê científico do congresso. Os demais trabalhos aprovados apresentarão seus trabalhos em forma de scientific poster e technical poster.

Enviar seu trabalho para o e-mail: wcarsbrasil@gmail.com

Prazo para submissão de trabalhos: 15 de maio de 2019

 

Regras de Formatação de Trabalhos

Os trabalhos devem ser submetidos em dois tipos de arquivos: um em Word com identificação dos autores e outro em PDF sem qualquer identificação dos autores.

No arquivo Word há a identificação dos autor(es) e Instituição e no arquivo PDF não deverá haver qualquer identificação dos autor(es) e Instituição.

Word (.DOC) – Com identificação dos autores: Conteúdo da primeira página (apenas): autor(es) e Instituição; título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas); resumo do trabalho entre 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho (trabalhos em português não deverão ter abstract).

PDF – Sem identificação dos autores: Conteúdo da primeira pág/ina (apenas): título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas); resumo do trabalho entre 250 a 300 palavras, no mesmo idioma do trabalho, não deverá ter abstract.

Papel: A4 (29,7 x 21 cm).

Orientação do papel: retrato.

Margem: Padrão APA (American Psychological Association).

Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé).

Espaçamento: simples.

Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha.

Resumo do trabalho: entre 250 a 300 palavras.

Páginas: o mínimo deverá ser 8 (oito) páginas e não deverá exceder 20 (vinte), incluindo resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto.

Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.

Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Notas de rodapé: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto. Caso haja notas de agradecimento, deverão ser inseridas apenas no documento em Word (.DOC).

Citações, Referências, Tabelas e Figuras:

a - Citações: conforme a Norma da American Psychological Association (APA). Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada ‘autor-data’. Ex: Martins (2002).

b - Referências: conforme a Norma da American Psychological Association (APA). Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.

c - Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro.

d - Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte inferior (abaixo da imagem), precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA).
Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização.

e - Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em:
http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx.

 

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

45TH WORLD CONTINUOUS AUDITING & REPORTING SYMPOSIUM

 

05 | Junho | 2019 - CRCSC

08:00

Credenciamento

08:30

Abertura do evento

08:45

Sessão I – Rutgers AICPA Data Analytics Research Initiative (RADAR) & the Audit Data Analytics (ADA). Palestrante: Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi –Rutgers Business School

09:30

Sessão II – Continuous Audit Model Data Integration.

Maurício M. Codesso – Rutgers/UFSC

10:15

Break & Networking

10:30

Sessão III - O Uso de Blockchain e Monitoramento Contínuo para processos de auditoria.

Alessanderson Jacó de Carvalho e Marcelo Machado de Freitas (UFSC)

11:00

Sessão IV – Monitoramento Contínuo do Governo de Estado de Santa Catarina

Coordenação Prof. Luiz Felipe Ferreira e Maurício Vasconcellos Leão Lyrio

12:00

Intervalo para o almoço

14:00

Sessão V – A Reasonable Assurance Framework for Ethical AI Systems.

Deniz Applebaum - Feliciano School of Business

14:45

Sessão VI – Text Mining in continuous audit.

Keivn Moffitt – Rutgers Business School

15:30

Sessão VII – Robotic/Intelligent Audit Process Automation: A New Catalyst for Continuous Audit.

Abby Zhang– Rutgers Business School

16:15

Break & Networking

16:30

Sessão VIII – Acordos internacionais em Auditoria Contínua.

Palestrante: Maria Helena Petterson - PIOB (Public Interest Oversight Borard)

17:15

Sessão  XIX – Trabalhos premiados (3 trabalhos)

17:30

Sessão X – Auditoria Contínua na Indústria Textil (Hering)

18:00

Encerramento do evento


*Programação sujeita a alterações.

* Trabalhos aprovados para Banner´s serão expostos durante todo o evento

 

PALESTRANTES

 

Dr. Miklos A. Vasarhelyi

KPMG Distinguished Professor of Accounting Information Systems

Rutgers Business School

Miklos A. Vasarhelyi é Professor da KPMG de Sistemas de Informação Contábil e atua como Diretor do Centro de Pesquisa de Contabilidade (RARC) e do Laboratório Contínuo de Auditoria e Relatórios (CAR Lab) da Rutgers. Ele é o responsável pelo desenvolvimento da aplicação original de auditoria contínua e é o principal pesquisador neste campo. Na Rutgers Business School, o professor Vasarhelyi dirige o Laboratório Contínuo de Auditoria e Relatórios, que trabalha em projetos para empresas líderes como Siemens, KPMG, Procter & Gamble, AICPA, CA Technologies e Itaú-Unibanco no Brasil. Além disso, ele lidera o projeto RADAR (Rutgers AICPA Data Analytics Research Initiative) apoiado pelas 8 principais empresas de CPA, AICPA e CPA Canada. É Ph.D. em Sistemas de Informação de Gestão pela UCLA, publicou mais de 200 artigos de revistas, 20 livros e dirigiu mais de 40 teses de doutorado. Ele é o editor das séries de Inteligência Artificial em Contabilidade e Auditoria e o Jornal de Tecnologias Emergentes em Contabilidade. O professor também ensinou programas executivos para muitas grandes organizações internacionais, incluindo GE, J & J, Eli Lilly, Baxter, ADL, Volvo, Siemens, Chase Bank e AT & T. Ele recebeu seu MBA do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e obteve diploma de Bacharel em Ciências e Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Guanabara e pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele ensinou na USC, Columbia e trabalhou nos Laboratórios Bell. O professor Vasarhelyi foi escolhido como educador de contabilidade excepcional pela AAA em 2015 e recebeu o prêmio Wasserman da ISACA entre muitas distinções. 

 

Profa. Dr. Deniz Appelbaum

É Professora Assistente do Departamento de Contabilidade e Finanças da Escola de Negócios Feliciano. Atua com os temas Auditing, analytics, Big Data, drones/robotics, data provenance/security, open government data, data transparency, XBRL. Realizou seu doutorado no Departamento de Sistemas de Contabilidade e Informação da Rutgers Business School, Newark, em maio de 2017. Ela enriquece suas atividades acadêmicas com uma visão prática, após vinte anos de experiência em operações, crédito e desenvolvimento de negócios no mundo corporativo. Dra. Appelbaum publicou manuscritos em Accounting Horizons, Journal of Emerging Technologies in Accounting, e em outras revistas acadêmicas e profissionais, com base em sua pesquisa sobre análise, grande dados e automação em auditoria financeira e contabilidade. 

 

Maria Helena Petterson

Consultora Independente e Membro do Conselho da PIOB (Public Interest Oversight Board), membro do Advisory Board do CARLab da Rutgers University e Vice Presidente da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Contabilidade e Administração. Profissional sênior com mais de 35 anos de experiência em finanças, contabilidade, controles internos e governança corporativa, serviu várias empresas locais e multinacionais listadas em bolsas em diferentes setores, envolvendo auditoria e consultoria. Possui extensas credenciais de realizações com resultados precisos e satisfação de clientes. Vasto conhecimento do ambiente regulatório internacional e de técnicas e tendências na área da gestão corporativa. 

 

Prof. Dr. Ricardo Lopes Cardoso

Professor Adjunto Sênior de Contabilidade na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) e Professor Associado na Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAF/UERJ). Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2005). Membro da Comissão de Auditoria e Normas Contábeis da Associação Brasileira das Companhias Abertas (CANC-ABRASCA). Em 2010 atuou como Academic Fellow da International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS Foundation), em Londres. Em 2011 atuou como membro do comitê Risk & Quality da PWC-Brasil. Em 2012 atuou como consultor independente do World Bank, para elaboração do Report on the Observance of Standards and Codes in Accounting and Auditing (ROSC-A&A). Entre 2010 e 2013 assessora o Conselho Federal de Contabilidade. Interesse de pesquisa em Behavioral Accounting, Regulação, Qualidade da Informação Contábil tanto no setor público quanto no empresarial, Auditoria Governamental, Data Analytics e Continuous Auditing.

 

Prof. Dr. Paulo Caetano da Silva

Pós-Doc na Rutgers Business School, 2017; Ph.D. em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, 2010; M.Sc. em Redes de computadores, Universidade Salvador - UNIFACS, 2003; B.Sc. em Engenharia Química, UFBA, 1985. É professor na Universidade Salvador - UNIFACS, Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação e analista do Banco Central do Brasil. Experiência na área de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Banco de Dados, XML e Sistemas de Informações. Atuando principalmente nos seguintes temas: OLAP / XML, XBRL, linguagem de marcação, ontologia, arquitetura orientada a serviços - SOA, sistemas de informação, Web e informações financeiras.

 

Prof. Dr. Maurício Codesso

Mauricio Codesso tem Ph.D. em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Catarina, e atualmente faz pós-doutorado em Sistemas de Informação Contábil na Rutgers Business School. É professor de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Controladoria, Gestão Financeira, Governança Corporativa e Sistemas de Informação Contábil. Ele tem dez anos de experiência em desenvolvimento e implantação de sistemas de ERP, Business Intelligence, Machine Learning e Deep Learning.

 

Prof. Ms. Marcelo Machado de Freitas

Doutorando em Contabilidade do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. É professor universitário no curso de Contabilidade, nas disciplinas de Auditoria, Perícia e Contabilidade Introdutória. Está como conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Atua como voluntário no do Observatório Social de São José. Sua pesquisa aborda os impactos de tecnologias emergentes, especificamente o impacto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na informação contábil, e também tecnologias aplicadas a Governança e Contabilidade Pública.

 

Prof. Dr. Kevin C. Moffitt

Professor of Accounting Information Systems

Rutgers Business School

Doutor em Filosofia pela Universidade do Arizona, com foco em Management Information System, e Mestrado em Management Information Systems pela Brigham Youn University. É professor assistente da Rugters Bussines Scholl e da University of Arizona. Membro do Laboratório Contínuo de Auditoria e Relatórios (CAR Lab) da Rutgers. Autor de artigos e livros sobre Auditing, analytics, Big Data, drones/robotics, data provenance/security, open government data, data transparency, XBRL .

 

Profa. Andrea Rozario

PhD Candidate in Accounting Information Systems

Rutgers Business School

É doutoranda em Sistemas de Informação Contábil pela Rutgers, Universidade Estadual de Nova Jersey, EUA. Ela é uma CPA licenciada no estado de Nova Jersey e trabalhou para um dos “Quatro Grandes”, bem como para uma grande empresa de saúde. Suas áreas de pesquisa incluem Análise de Auditoria, Auditoria Contínua, Blockchain, Automação de Processo Robótico (RPA) e Contabilidade Governamental.

 

Chanyuan (Abigail) Zhang

PhD Candidate in Accounting Information Systems

Rutgers Business School

É doutoranda no departamento de Sistema de Informação Contábil da Rutgers Business School. Sua pesquisa aborda os impactos de tecnologias emergentes, especialmente Automação de Processos Robótica (RPA), Inteligência Artificial (AI) e Automação Inteligente de Processos (IPA), em auditoria. Ela tem trabalhado com várias empresas de contabilidade públicas de médio porte para construir protótipos de implementação de RPA em alguns de seus procedimentos de auditoria. Em seu documento de trabalho “Automação de Processo Inteligente em Auditoria”, que foi apresentado no workshop Estratégico e Tecnologias Emergentes (SET) na reunião anual da American Accounting Association (AAA) de 2018, três estruturas são construídas para orientar a implementação do IPA no futuro da auditoria. Atualmente ela também é palestrante em meio período na Rutgers Business School.

 

CERTIFICAÇÃO

Os participantes receberão, após o evento, Certificado de Participação, com carga horária de 10 horas, para formação profissional pelo CRCSC e para academia pela UFSC.

 

LOCAL

Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRCSC.

Auditório Contador Gustavo Zimmer.

Endereço: Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900 – Centro

Florianópolis – Santa Catarina - Brasil - CEP 88015-710

Acesso pelos fundos: Rua Almirante Lamego - Telefone: (48)3027-7000 

   

   

COMISSÃO ORGANIZADORA

     

 

Miklos Vasarhelyi (Coordenador Geral do WCARS)

RUGTERS

 

Fabricia Silva da Rosa (Coordenadora Geral no Brasil)

UFSC

 

Rogério João Lunkes (Coordenador do Comitê Organizador)

UFSC

 

Luiz Alberton (Coordenador do Comitê Científico)

UFSC

 

Marcelo Freitas (Membro do Comitê Científico)

UFSC/CRCSC

 

Maurício Codesso (Membro do Comitê Científico)

Rugters/UFSC

 

Aruza de Hollanda Vieira Guerner (Membro do Comitê Organizador)

UFSC

 

CONTATOS

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SC

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA