Free cookie consent management tool by TermsFeed
Impressos / Livros

Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática

VERSÃO PDF

Categoria: Livros
Publicado em: 01/06/2018
Edição: 1ª Edição

Em outubro, milhares de eleitores irão às urnas para eleger o Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, nessa que será uma das maiores eleições já realizadas no País. Há alguns anos, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem se preocupando com o processo eleitoral brasileiro, pois tem a convicção de que o fortalecimento da democracia passa pela credibilidade, isonomia e transparência de cada eleição.

Assim é que o acompanhamento do processo de arrecadação de recursos e os gastos de cada campanha eleitoral passaram a ser fator decisivo de credibilidade dos pleitos. Busca-se, com isso, evitar a utilização de recursos não declarados, bem como a aplicação de recursos em gastos não autorizados por lei. As prestações de contas das campanhas eleitorais que são apresentadas pelos partidos políticos e seus respectivos candidatos tornaram-se peças importantíssimas para o julgamento da lisura do processo eletivo pela Justiça Eleitoral.

Para facilitar o cumprimento das normas, o CFC, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lança um livro digital intitulado “Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática”, com foco na orientação aos candidatos e partidos políticos e aos profissionais que acompanharão as prestações de contas e o financiamento de campanhas eleitorais. Trata-se, portanto, de uma força-tarefa entre as duas entidades para o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização das contas partidárias e eleitorais, que, com o apoio dos profissionais da contabilidade, permitirá que o eleitor conheça qual a origem dos recursos das campanhas e onde o dinheiro foi gasto. Essa preocupação com as eleições motivou, também, a parceria do CFC com outros órgãos para a promoção do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a fim de garantir mais transparência às contas dos candidatos e dos partidos políticos, reafirmando o papel do profissional da contabilidade em todo o processo eleitoral e como fator de proteção da sociedade.

O voto é fundamental, e é por meio desse ato simples, mas poderoso, que construiremos a legitimidade popular para eleger candidatos que estejam realmente comprometidos com o bem do nosso País. Que essa publicação sirva de inspiração para que os profissionais da contabilidade possam contribuir para um BRASIL melhor para todos.







Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática
© Copyright 2022 - Direitos reservados