Posse CRCSC

Data: 4 de março de 2010

\"\"

Mais de 400 pessoas lotaram o auditório e as dependências do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), nesta quarta-feira à noite, na posse dos novos conselheiros e do conselho diretor da entidade, quetem como presidente o contador Sergio Faraco, reeleito para mais um mandato. Estiveram presentes à solenidade o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contador catarinense Juarez Domingues Carneiro, e o presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis (Fenacon), Valdir Pietrobom, bem como os presidentes de sete CRCs, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Correa, deputados, vereadores e lideranças contábeis de todas as regiões do Estado.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet, para todo o país, via a recém-criada TVCRCSC, que pretende oferecer aos contabilistas catarinenses informações e cursos 24 horas por dia, ajudando-os em sua capacitação e atualização. “É mais um instrumento para ampliar o projeto Educação Continuada, que só no ano passado promoveu mais de 300 cursos presenciais em toda Santa Catarina”, ressaltou o presidente eleito Sérgio Faraco. O projeto conta com o apoio da TVCRC, do Conselho do Rio de Janeiro.

\"\"

Em seu discurso, Faraco lembrou que – ao iniciar o mandato anterior – elegeu como slogan a frase “Contador, o parceiro certo do Empreendedor”, por entender que ela resume a relação do   profissional da contabilidade com a classe empresarial. Nesta nova gestão, que se estende até o final de 2011, mais um slogan será adotado: “Contador Público, guardião da transparência e responsabilidade social”, refletindo a ênfase que será dada a quem trabalha na área pública e é responsável por fornecer informações fundamentais ao bom andamento da administração, nas esferas federal, estaduais e municipais. “Só com a ajudar do profissional da contabilidade o país conseguirá acabar com a corrupção, que desvirtua os valores e destrói o senso de cidadania”.

Faraco também adiantou que vai criar o Contabilizando com a Administração e a Economia, nos mesmos moldes do  Contabilizando com o Direito, programa pioneiro no país oferecido desde o segundo semestre de 2008 e que já totaliza  mais de 20 turmas. “O espaço conquistado pelos profissionais só tende a crescer, especialmente no Brasil, com a adoção dos padrões internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês) e pela transição da escrituração fiscal e contábil do papel para arquivos digitais (Sped Fiscal e Contábil)”, observa o presidente reeleito do CRCSC. “Cada vez mais a sociedade percebe que o sucesso e a  continuidade das organizações passa necessariamente pelas nossas mãos”, complementa.
Eleito em janeiro deste ano, em decisão unânime dos membros que integram o Conselho Federal de Contabilidade, o contador Juarez Domingues Carneiro - o primeiro catarinense a presidir o órgão máximo da contabilidade brasileira - agradeceu o apoio de toda a classe contábil do Estado. Ele também elencou os temas que terão prioridade em sua gestão: a educação continuada, o fortalecimento da contabilidade pública, a finalização do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, a valorização do profissional contábil e a realização de uma gestão moderna, por projeto, no CFC. “Não podemos esquecer também, em nenhum momento, que o contabilista é um agente propagador da responsabilidade social e ambiental”, disse. Ele garantiu que o CFC irá manter o convênio firmado no ano passado com a médica pediátrica e sanitarista Zilda Arns, de incentivar a classe contábil a – de forma voluntária – realizar a contabilidade das pastorais da criança e dos idosos. “Infelizmente, para todos nós, ela partiu, mas iremos manter o seu legado de amor e solidariedade, em busca de uma sociedade mais justa e fraterna”, observou.

\"\"

O CRCSC representa quase 17 mil  profissionais em atividade no Estado e mais de quatro mil organizações contábeis.
Contador e bacharel em Direito, Sergio Faraco é  pós-graduado em Auditoria pela UFSC, tendo recebido em 2004 o Prêmio Destaque da Contabilidade Catarinense. Além do CRCSC, também já presidiu o  Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Grande Florianópolis (Sescon) e a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina  (Ascop). Em 2002, foi o primeiro catarinense a ocupar uma vice-presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atualmente, preside a Câmara de Ética Tributária do Governo do Estado de Santa Catarina. Natural de Florianópolis, é empresário contábil.

Estavam também presentes na cerimônia o deputado Renato Hinnig, o vereador Gean Loureiro e o contador geral da Secretaria da Fazenda, Wanderlei Pereira das Neves, representando na oportunidade o governador Luiz Henrique da Silveira.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC