DASN - Entidades conseguem prorrogação

Data: 30 de março de 2010

\"\" Esta decisão contempla o pedido feito pelas entidades contábeis catarinenses -  por intermédio do presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon – ao Secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo. A solicitação foi aprovada e subscrita na Assembleia Extraordinária da Fecontesc (Federação dos Contabilistas de Santa Catarina), realizada na sexta-feira passada, na cidade de Brusque, e que contou com a presença do presidente da Fenacon.
No documento, os presidentes da Fecontesc, do CRCSC e dos Sescons Santa Catarina, Grande Florianópolis e Blumenau externavam a sua preocupação diante dos problemas no acesso ao site da Receita Federal, bem com a dificuldade para geração e transmissão da DASN. Eles alertavam ainda que, caso o prazo inicial de 31 de março não seja prorrogado, os profissionais da contabilidade seriam indevidamente responsabilizado pela situação, colocando-se em risco “a reputação e a responsabilidade dos contabilistas no efetivo e tempestivo cumprimento de suas obrigações”.
De acordo com o presidente da Fecontesc, Jandival Ross, a demora no acesso e na entrega da Declaração está fora do controle dos contabilistas. “Tanto a Receita Federal como o Comitê Gestor do Simples Nacional precisam se conscientizar para a gravidade desse problema, que não está afetando apenas os profissionais de Santa Catarina, mas de todo o país”.

Homenagem – Durante a primeira assembléia da Fecontesc deste ano foi prestada uma homenagem especial aos fundadores da entidade, representados pelos contadores João Celso Schoning (primeiro presidente e que, em 1977, data da criação da Federação, presidia o Sindicont de Brusque) e Francesco Dalla Costa, atual vice-diretor administrativo e que foi diretor na primeira gestão.

Na reunião, foram debatidos vários assuntos de interesse da categoria, como o recém criado Tribunal Administrativo Tributário e as recentes conquistas obtidas no Conselho Estadual de Contribuintes, relatadas pelo representante da Fecontesc neste fórum, o contador Luiz Cláudio Momm. Representantes de Sindiconts do Estado também manifestaram preocupação em relação à atuação de empresas contábeis – algumas de grande porte – que vem agindo de maneira anti-ética, acenando às empresas com reduções drásticas na carga de impostos, por meio de procedimentos bastante questionáveis.

Jocobrás – No encontro todas as entidades presentes reafirmaram o seu apoio à realização dos II JOCOBRAS - Jogos de Contabilistas Brasileiros,  que acontece em Santa Maria/RS . O presidente do CRCSC, Sergio Faraco, também informou sobre como está a organização da próxima Convenção dos Contabilistas (Contesc), que  será realizada em Chapecó em 2011, bem como falou sobre a criação da TVCRCSC, um novo canal de comunicação lançado dia 3 de março, com o objetivo de oferecer aos contabilistas catarinenses cursos, palestras e informações em tempo real.
Informou ainda que a entidade pretende sortear no mês de abril,  em comemoração a passagem do Dia do Contabilista, um notebook, recebido em doação da Fecomércio.

Fonte: Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação CRCSC