Encontro Luso-Brasileiro: solenidade de lançamento acontece em Florianópolis

Data: 6 de maio de 2010

\"Pres.A solenidade de lançamento do evento ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 5, no auditório do Regional de Santa Catarina (CRCSC). Presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros do CFC e do CRCSC, lideranças contábeis, profissionais e parlamentares participaram da cerimônia.

O Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, visando proporcionar aos profissionais da área, bem como aos estudantes, uma gama de oportunidades para a reciclagem e o aprimoramento, em especial, sobre a transferência de conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa - experiências Brasil e Portugal.

Na cerimônia de lançamento do Encontro, foi apresentado um vídeo extraído do programa Brasil-Portugal, que está sendo exibido em ambos os países, em uma série de treze episódios, que mostra o Brasil para os portugueses e Portugal para os brasileiros.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Sergio Faraco, disse, no seu discurso, que o Encontro representa um grande marco entre os dois países. Já o presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (OTOC), António Domingues Azevedo, afirmou, por sua vez, que há muitos pontos em comum entre o Brasil e Portugal. "Foi no 17º Congresso Brasileiro de Contabilidade que percebemos que tínhamos vários pontos em comum e muito que aprender com os profissionais brasileiros", lembra. Ainda segundo Domingues de Azevedo, "esse projeto vai muito além da Contabilidade e da consolidação da língua portuguesa no mundo contábil".

Na cerimônia, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, fez uma retrospectiva das reuniões que foram realizadas, desde 2006, e que culminaram no projeto de transferência de conhecimentos. Segundo o presidente, os países Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste e Moçambique serão contemplados. "O projeto se tornou uma realidade. Vamos repassar a esses países o nosso conhecimento, e haverá uma troca que poderá ser conferida no Encontro Luso-Brasileiro", disse.

O presidente aproveitou para apresentar a programação preliminar do evento, que já conta com a presença confirmada do sociólogo Gabriel Chalita e com a realização de palestras, painéis, talk show e Feira de Negócios e Oportunidades. Segundo ele, paralelamente, serão realizados mais dois eventos: o I Fórum Catarinense da Mulher Contabilista e o 8º Encontro Catarinense de Estudantes.\"\"

Compuseram a Mesa de Honra da cerimônia o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o presidente do CRCSC, Sergio Faraco; o presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da OTOC, António Domingues Azevedo; o presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar; e o deputado estadual Renato Hinnig.

O Encontro é uma realização do CFC, da OTOC e do CRCSC e tem apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.cfc.org.br/.

Comunicação CFC - Fotos André Sá