CRCSC homenageia personalidades de destaque na contabilidade

Fonte: Comunicação CRCSC
Data: 11 de dezembro de 2019

Durante a sessão plenária do CRCSC, realizada quarta-feira (11), foram homenageados os contadores Lindomar Antônio Fabro e Valério José de Matos pelos serviços relevantes prestados e a atuação para a valorização da profissão no Estado. O presidente Marcello Seemann ressaltou que o melhor momento para se fazer uma homenagem é durante a sessão plenária. “É uma honra termos em nossos registros esses nomes. Nós colegas de profissão somos gratos a quem engrandece a função do contador”, afirma.

Lindomar Antônio Fabro é contador e professor. A família de Fabro e os companheiros da primeira turma de contabilidade da UFSC estiveram presentes para prestigiarem o homenageado. “Só uma palavra expressa esse momento: gratidão. Tenho muita satisfação por ter deixado aqui a minha contribuição que representa um tijolinho na construção e fortalecimento da classe contábil. Essa foi uma homenagem não esperada que marcará a mim e a minha família”, agradeceu o professor.

O outro homenageado foi o contador Valério José de Matos, que foi representado no ato pelo filho Vinicius de Matos. Para Valério de Matos, a contabilidade é a melhor ferramenta para se administrar uma empresa.

Breve currículo dos homenageados:

Lindomar Antônio Fabro nasceu na cidade de Urussanga, em 18 de janeiro de 1947. Em 1965, com 18 anos, ingressou como office boy no Grupo Brasil Pinho S.A., onde permaneceu por 13 anos, atuando como auxiliar contábil, contador e auditor interno. Formou-se Técnico em Contabilidade em 1969 e registrou-se no CRCSC em setembro de 1973, na categoria Técnico em Contabilidade. Em 1974, formou-se em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em 1975 alterou sua categoria para Contador. Em 1978, passou no concurso para professor de Ciências Contábeis na UFSC, atuou até 1995, ano em que se aposentou. Lecionou também na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Centro de Educação Superior (Única) e Faculdades Barddal. É patrono e primeiro ocupante da cadeira de número 34 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, foi Conselheiro do CRCSC no período de 1998 a 2017.

Valério José de Matos formou-se em Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica do Comércio de Santa Catarina e registrou-se no CRCSC em 1958, na categoria Técnico em Contabilidade. No ano de 1966, formou-se em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), alterando sua categoria para Contador. Também possui formação em Administração de Empresas e Economia. Como jogador de futebol, foi campeão catarinense pelo Paula Ramos e pelo Figueirense. Como diretor financeiro, contribuiu para o Avaí ser campeão catarinense em 1975. Recebeu da Federação Catarinense de Futebol (FCF) a honraria de jogador do século em SC. Durante sua trajetória como empresário contábil, exaltou que a Contabilidade é a melhor ferramenta para se administrar um negócio. Fundou várias empresas, com destaque para: Valério Matos SC de Auditoria, Vale Valer, Restaurante Pirão e Valer Imóveis.

Durante a sessão plenária, os conselheiros que encerram o mandato também receberam certificados, são eles:

• Lecir dos Passos Ghisi
  • Irineu Moreira
  • Gelson Luiz Dal Ri
  •  Roni Luiz Dal MagroEmanuela de Melo

Deliberações e votação

Na sessão plenária foram votados temas relevantes e aprovados, entre eles: a nova política de tecnologia e segurança, o calendário de reuniões do Conselho Diretor e das reuniões plenárias para 2020, a resolução das diretrizes gerais de criação e funcionamento dos comitês e comissões e grupos de trabalho técnico do CRSCSC.

Clique aqui e confira a fotos: http://www.crcsc.org.br/midia/fotos/117