CRCSC realiza cerimônia do Prêmio Destaques da Contabilidade – Edição 2019

Data: 12 de dezembro de 2019

Mais uma edição da entrega do Prêmio Destaques da Contabilidade foi realizada ontem (11), no auditório do CRCSC, em Florianópolis. A solenidade, que contou com a participação de profissionais de todas as regiões do estado, lideranças da classe contábil e autoridades, marca o encerramento de atividades do ano e homenageia aqueles que se destacaram na profissão. Na ocasião, foram homenageados os Pioneiros da Contabilidade, representados por dois profissionais da Contabilidade e por uma organização contábil com registros ativos mais antigos na entidade, e também os Bacharéis em Ciências Contábeis que obtiveram a primeira colocação nas duas edições do Exame de Suficiência de 2019.

Uma das homenageadas foi a Técnica em Contabilidade Ondina Silveira Ballista, que detém o registro profissional de número 1.290. Em 1950, iniciou sua vida profissional como funcionária pública Municipal em Chapecó/SC. Em 1953 foi nomeada à prova de título para o cargo de Contador Chefe do Município de Chapecó. Em 1971 passou a responder pela Chefia do Departamento de Contabilidade da Câmara de Vereadores de Chapecó, onde ficou até novembro de 1996, quando se aposentou. Ondina recebeu a Placa de Cidadã Honorária de Chapecó, em 1998, oferecida pela Câmara de Vereadores do município, por se destacar nas suas atividades e pelo exemplo de vida dedicado à cidade. “Chapecó não é minha cidade natal. Mas sinto-me orgulhosa de vê-la crescer. Posso afirmar que aqui eu conquistei meu espaço como Mulher”, ressalta Ondina.

O segundo profissional homenageado foi o Técnico em Contabilidade Felipe Bublitz, que detém o registro profissional de número 1.661, concedido em 06 de dezembro de 1956. Trabalhou no Banco do Brasil nos anos de 1954 a 1972. Continuou sua jornada profissional, assumindo a administração do Hospital e Maternidade Dona Helena, no ano 1972. Em 1981 se aposentou, mas continuou atuando no Hospital até 1986, ano em que foi homenageado pela instituição. “Estou usufruindo a vida de aposentado de quem muito trabalhou durante a vida”, afirma Felipe.

Outra homenagem realizada foi a um dos escritórios de Contabilidade com registros ativos mais antigos na entidade, o Escoben Contabilidade S/S. O escritório foi fundado em 1970 e é administrado pelo sócio fundador, Artur Doege, e seu filho, Clóvis Alberto Doege, ambos homenageados na cerimônia. “Agradeço ao CRCSC pelo prêmio e também aos meus familiares, sócios e funcionários. Foi com muita energia, empenho, dedicação e paixão pela profissão de contador que chegamos até aqui”, afirma Artur.

Além dos pioneiros da profissão, o Prêmio Destaques da Contabilidade prestigiou também a nova geração, os bacharéis em Ciências Contábeis. São eles: Franco Garcia Bortolotto (Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC) e José Joaquim da Silveira (Centro Universitário de São José – USJ), que alcançaram as melhores notas na 1ª edição do exame, realizado em junho deste ano. Já na 2ª edição, realizada em outubro, os vencedores foram Rodrigo Damian Rosário (Universidade Estácio de Sá) e Helena Terezinha de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).

O contador Sergio Faraco, Vice-Presidente de Administração do Conselho Federal de Contabilidade, parabenizou os homenageados e destacou a importância da educação continuada. “É necessário estudar sempre, tudo muda a todo tempo, há uma necessidade de atualização constante. É preciso acompanhar para conseguir destaque na vida profissional”, afirma.

O evento contou com a participação do Prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro, que ressaltou o valor da orientação do profissional de contabilidade para o fortalecimento da gestão do município. “Vocês exercem com maestria a profissão de contador e contribuíram para a revolução fiscal que Florianópolis viveu”, disse. Gean destacou também o apoio recebido pelo CRCSC e falou dos investimentos e projetos realizados no município.

O Presidente do CRCSC, contador Marcello Alexandre Seemann, parabenizou os homenageados e agradeceu a presença de todos que participaram do evento. “Que alegria e que orgulho participar de um momento como esse. Estes destaques são exemplos que mostram que Santa Catarina é número 1 em educação”, disse. Para Marcello, a cerimônia foi ainda mais especial, seu último evento como presidente. Marcello aproveitou a ocasião para fazer um breve relato sobre a sua atuação no CRCSC. “O CRCSC passou por muitas mudanças, investimentos, sempre com foco na transparência, governança e compliance, que é o dever do profissional da contabilidade. Todas as conquistas são frutos de um trabalho árduo com a participação de todos. Ninguém faz nada sozinho”, afirma.

Confira as fotos: http://www.crcsc.org.br/midia/fotos/118