Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Em SC, moradores de cidades atingidas pelo ciclone de 30/06 poderão enviar a declaração do IR até setembro


Fonte: Receita Federal
Data: 7 de julho de 2020
Fotos:
Créditos: Eliane Ramos e Maitieli Weber


A Receita Federal tem uma boa notícia para quem tentava enviar a declaração do Imposto de Renda 2020 no último dia 30 (último dia de prazo, até então) e foi surpreendido com os transtornos causados pelo ciclone que atingiu Santa Catarina naquela terça-feira. 
Agora, quem mora em cidades catarinenses amplamente afetadas pela tempestade poderá enviar a sua declaração de pessoa física até o último dia útil de setembro, sem precisar pagar a multa que varia que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. 
A medida abrange municípios incluídos em um decreto de calamidade pública emitido pelo governo estadual no último dia 2, em virtude da força do temporal, que em Santa Catarina afetou o fornecimento de energia e de internet em várias localidades.  
Segundo o chefe da Divisão de Tributação da 9ª Região Fiscal (que inclui Paraná e Santa Catarina), Marco Antônio Ferreira Possetti, é possível que o mesmo entendimento seja estendido a outras obrigações acessórias com encerramento previsto para os meses de julho e agosto. Pela norma anunciada, as punições são anuladas durante 90 dias após a ocorrência do ciclone.

Rúbia Albers Magalhães, presidente do CRCSC faz um alerta, "o que orientamos agora é que as pessoas busquem o apoio de um profissional da contabilidade, que é o profissional que tem a expertise necessária para fazer a declaração com exatidão, que agilizem essa entrega e não deixem para a última hora", ressalta. 


Números de 2020 em SC
Só em Santa Catarina foram recebidas mais de 1.439.790 declarações até 30 de junho, sendo que a tempestade atingiu o estado ao final da tarde. “Isso aconteceu quando faltavam apenas 3% das declarações, por isso, acreditamos que não prejudicou muitas pessoas”, conta o Delegado da Receita Federal de Florianópolis, Saulo Figueiredo. Mesmo com os prejuízos da última terça, a expectativa foi superada em 0,68% em relação ao número de envios previsto até aquela data. 


Saiba mais e acompanhe
Por meio do site (clique aqui), a Receita Federal disponibiliza mais informações e oferece a possibilidade de acompanhar o processamento de sua declaração com acesso às divergências ou pendências eventualmente apontadas. Confira!

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados