Saiba tudo sobre o novo edital do Exame de Suficiência 2020/1

Data: 15 de julho de 2020
Créditos: Giovanna Wendhausen

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nesta terça (14), publicou o edital do Exame de Suficiência. A prova, nesta edição, irá acontecer de forma on-line, no dia 16 de agosto de 2020, iniciando às 9h30min e encerrando às 14h00min, horário oficial de Brasília. No dia do exame, às 9h00min, será disponibilizado no site da Consulplan, na página referente ao Exame de Suficiência 1/2020, um botão para acesso ao ambiente de provas.

No dia 10 de agosto, às 16h00min, será liberado no site da Consulplan e da CFC, o manual do examinado, onde irá conter as orientações do acesso ao ambiente de realização das provas.

ACESSO À PROVA

Os examinandos deverão realizar o acesso ao ambiente de provas on-line através de computador. Não é aconselhável realizar a prova através de tablet, iPad e/ou smartphone.
O acesso ao ambiente de prova se dará pelo login (CPF) e senha, utilizando o mesmo meio de acesso à Página de Acompanhamento da inscrição. Por isso, é de extrema importância que o candidato lembre sua senha. Caso necessite recuperar a senha de acesso, poderá fazer pela Página de Acompanhamento da inscrição, na opção “Recuperar Senha”, ou, ainda, através da Central de Atendimento (0800-283-4628).

FORMATO DA PROVA

O exame será feito por uma prova objetiva de múltipla escolha. As questões serão exibidas de forma aleatória, inclusive, havendo alternância entre disciplinas e temáticas. A prova será composta por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo os seguintes assuntos:

1. a) Contabilidade Geral;
  2. b) Contabilidade de Custos;
  3. c) Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  4. d) Contabilidade Gerencial;
  5. e) Controladoria;
  6. f) Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  7. g) Matemática Financeira e Estatística;
  8. h) Teoria da Contabilidade;
  9. i) Legislação e Ética Profissional;
  10. j) Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  11. k) Auditoria Contábil;
  12. l) Perícia Contábil;
  13. m) Língua Portuguesa Aplicada.

O inscrito terá uma única chance para realização de cada questão, então, quando a questão for exibida, o examinando não conseguirá passar à próxima questão antes de respondê-la. Depois que a questão for finalizada, não será permitido voltar nela. Após o término das provas será gerado um protocolo de conclusão aos examinandos, o qual poderá ser impresso.

Durante toda a prova, o acesso dos examinandos será monitorado por uma equipe, podendo haver bloqueio temporário ou permanente do login do inscrito, caso se constate qualquer indício de procedimento de indevido.

PÓS PROVA

O inscrito poderá conferir o gabarito preliminar das questões objetivas da prova que será divulgado nos sites da Consulplan e do CFC, a partir das 16h00 do dia 17 de agosto de 2020. Será considerado aprovado os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos.

DESISTÊNCIA

Os inscritos que desejam desistir desta edição do Exame de Suficiência, deverão manifestar tal desejo através de link específico disponibilizado no site da Consulplan, entre os dias 16 e 31 de julho de 2020, sendo garantido a devolução do valor pago na inscrição.

MUDANÇA DE DATA

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), devido às recomendações emitidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não poderá fazer a prova de forma presencial, de acordo com a Portaria nº 188/GM/MS, de 3 de fevereiro de 2020. Apesar disso, as inscrições para a prova aconteram durante os dias 10 de fevereiro à 12 de março e conta com mais de 40 mil inscritos.

IMPORTÂNCIA DO EXAME

O Exame de Suficiência é importante pois é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), além de uma forma para os bacharéis em ciências contábeis, demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da contabilidade.