Ifac: Preparando profissionais para o futuro

Fonte: Comunicação CFC
Data: 15 de janeiro de 2021
Créditos: Maristela Girotto

Informações relacionadas com a preparação dos contadores para o futuro da profissão são publicadas com frequência pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) em seu site (https://www.ifac.org/). Nesta semana, novos conteúdos foram disponibilizados, dentre os quais destacamos:

KYC – as ferramentas certas para o trabalho?

Neste artigo, são apresentadas discussões sobre as ferramentas utilizadas para a verificação das declarações conhecidas pela sigla KYC – Know Your Customer, ou, em português, Conheça Seu Cliente – e faz uma chamada para pesquisa sobre o assunto.

“Nos últimos anos, cada vez mais contadores estão recorrendo a softwares para ajudar com as checagens KYC. Mas eles estão obtendo as ferramentas certas para o trabalho e os benefícios, muitas vezes alegados por essas novas ferramentas, estão realmente sendo entregues?” começa o autor, Jason Piper, da Association of Chartered Certified Accountants (ACCA).

Após considerações sobre o tema, o autor informa que, como parte de um próximo relatório que examina a evolução das verificações de devida diligência do cliente e o papel que eles podem desempenhar no combate ao crime e, possivelmente, no relacionamento mais amplo com o cliente, a ACCA está conduzindo uma pesquisa global sobre as experiências de empresas de pequeno e médio portes sobre o processo KYC. “Queremos saber se você está usando ferramentas de software comercial ou, se não está, por que não. Qualquer que seja o processo seguido em sua empresa, a ACCA gostaria de ouvir os contadores envolvidos nas verificações KYC”, afirma Jason Piper.

Acesse o artigo e a pesquisa AQUI.

Soluções para integração de pessoal em trabalho remoto

No artigo, assinado pelos autores George Willie, membro do Small and Medium Practices Committee (SMPC), e Johnny Yong, ex-gerente técnico da Ifac, avalia-se que a integração é um processo difícil em qualquer circunstância, mas que, agora, com muitas empresas trabalhando remotamente, isso se tornou um desafio ainda maior.

“O efeito sobre os negócios é tangível: algumas empresas que precisam de pessoal adiaram completamente a contratação. O que costumava funcionar pode não ser mais viável, mas para empresas de pequeno e médio portes, a contratação simplesmente não pode ser adiada indefinidamente”, afirmam.

Para ajudar a equipe a ter sucesso com a integração, apesar dos novos desafios, os autores apontam algumas medidas a serem consideradas, como aspectos relacionados à tecnologia e ao meio ambiente certos; à comunicação e às expectativas de trabalho; e à interação da equipe. Ainda, eles fornecem uma lista de verificação da política de trabalho remoto.

Acesse este artigo AQUI.