CRCSC apresenta demandas da classe contábil catarinense para a Receita Federal do Brasil

Data: 30 de agosto de 2021
Créditos: Isabella Miranda

Na tarde desta segunda (30), a presidente do CRC de Santa Catarina, Rúbia Albers Magalhães, apresentou, por meio de ofício n.º 324/2021, as demandas da classe contábil em reunião presencial na Delegacia da Receita Federal do Brasil em SC. O encontro contou com a presença do Delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira e do Delegado Adjunto da Receita Federal do Brasil, Douglas Barbosa Lucas.

O ofício traz pontos que foram discutidos com os delegados representantes do CRC em todas as regiões do Estado e profissionais da contabilidade durante o projeto CRCSC Vai Até Você. Entre eles, que seja revisto a questão da instabilidade do Portal e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal) e do chat RFB, visto que ambos possuem lentidão em suas funcionalidades. O documento ainda destaca sobre o e-processo, Sistema de Processos Digitais, pois a ferramenta não atende, em tempo hábil, as solicitações dos profissionais.

No ofício, também é pontuado sobre o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (SicalcWeb), em que os profissionais utilizam para emitir o DARF. Nessa nova sistemática implantada pela RFB, os documentos estão sendo gerados sem código de barras, o que gera dificuldade por parte do contribuinte no momento de realizar o recolhimento.

Por fim, são destacadas no documento o atendimento prioritário junto as repartições da Receita Federal, a solicitação de reabertura do atendimento presencial na delegacia de Dionísio Cerqueira e permitir novamente a emissão de todas as guias do Microempreendedor Individual (MEI) em uma única vez.

Durante a reunião, o Delegado Saulo Figueiredo ouviu atentamente aos pleitos, apontando que as demandas serão prontamente encaminhadas para esfera federal e tão breve recebam o retorno, irão informar ao CRCSC. Ele ainda destacou a importância de a Receita Federal estar alinhada as demandas do CRCSC.

Para ler o Ofício clique aqui.