Webinar aconteceu na tarde desta segunda (13) e discutiu os atendimentos da Receita Federal

Data: 14 de setembro de 2021
Créditos: Natália Poliche

Discutir os serviços da Receita Federal que estão disponíveis e de que forma eles podem ser acessados. Esse foi o objetivo do Webinar realizado na última segunda (13), pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e Receita Federal, com apoio das entidades contábeis. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CRCSC no Youtube e contou com a participação das palestrantes Dayane Fengler, Chefe do CAC e Analista Tributário da RFB; Giovana Rocha de Moraes, Assistente Técnico Administrativo-Chefe Substituta ARF; Karina Ducati, Assistente Técnico Administrativo da RFB; Luana Maria Kuboski; Assistente Técnico Administrativo da RFB.

Luana Kuboski abriu a primeira parte de palestras explicando a importância de saber diferenciar os canais da Receita Federal. “Como identificar o canal mais adequado para a minha demanda? A adequação, na verdade, é algo que faz ganhar tempo, porque quando o contribuinte entra na via certa e protocola da forma correta, a resposta é muito mais rápida. Por mais que existam outras vias que possam encaminhar e direcionar a demanda, quando se entra direto no canal específico, o resultado é mais eficiente e em menor tempo”, pontuou.

Em seguida, Giovana Rocha de Moraes fez uma explanação acerca de como realizar o cadastro na plataforma gov.br. “Quanto ao cadastramento, não conseguimos falar sobre todas as formas de cadastro iniciais, mas o cadastramento pelo CPF é a forma mais simples. No site do GOV, é possível acessar o próprio e-CAC”, explicou.

Dayane Fengler contou um pouco da trajetória dos serviços digitais dentro da Receita Federal. “A digitalização dos serviços ou a disponibilização dos serviços no formato digital não é exatamente uma novidade. Em 2013, tivemos a primeira Instrução Normativa RFB, que tratou com mais detalhes desse tema. Em 2018, ela foi revogada e substituída pela IN RFB 1782, que foi vigente até o início deste ano”, relembrou.

Para assistir ao evento na íntegra, acesse este link.