Start no CRCSC VAI ATÉ VOCÊ etapa 2: Mafra e Canoinhas recebem o Conselho

Data: 14 de setembro de 2021
Créditos: Isabella Miranda

O projeto CRCSC VAI ATÉ VOCÊ etapa 2 teve início nesta segunda (13). O novo ciclo de reuniões, que irá acontecer nos meses de setembro e outubro, começou nas regiões de Mafra e Canoinhas. O objetivo principal desta etapa é o de conectar as cidades e trazer o feedback das demandas iniciais.

O momento contou com a presença da presidente do CRC de Santa Catarina, Rúbia Albers Magalhães, dos representantes das entidades contábeis, dos conselheiros, da Delegada de Representação da região de Mafra, Contadora Evelayne Carvalho, da Delegada de Representação de Canoinhas, Soraia Cristina, e dos profissionais contábeis das regiões. Também fizeram parte da reunião a vice-presidente do Sindicont Canoinhas, Maryana Piermann e o presidente do Sescon SC, Claudinei Bertotto.

A presidente do Conselho, Rúbia Albers Magalhães, começou o encontro agradecendo a presença de todos e apresentando o cronograma da reunião, que consistia em um momento de boas-vindas, explanação das ações do CRCSC, abertura de fala para as entidades contábeis, feedback das demandas da etapa 1e um bate-papo entre os presentes sobre os temas demandados da região.

O Vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Ranieri Angioletti, explanou sobre algumas questões da fiscalização. O contador começou respondendo um relevante questionamento: “Qual a base legal que determina que para exercer as atividades de profissional da contabilidade é obrigatório o registro no Conselho de Contabilidade?”. A partir dessa pergunta inicial, foram apresentados os decretos e resoluções que regem a obrigação do registro. Prosseguindo na temática, também foi abordado as dúvidas sobre o exercício ilegal da profissão, concorrência desleal e acerca do aviltamento de honorários.

O conselheiro Péricles Borges conversou com os participantes sobre a LGPD e os cuidados e procedimentos que os escritórios de contabilidade deverão adotar. Segundo o profissional, os escritórios contábeis devem sinalizar que estão em adequação à LGPD.  “Temos que estar inteirados na proteção de dados virtuais, busquem o start e façam com afinco e interesse”, explicou.

Outro momento de destaque foi a fala do coordenador do Procon Santa Catarina, Tiago Silva Mussi. "Nunca apliquei uma multa em algum escritório de Contabilidade em SC. Isso pode ser inédito no Brasil, aqui em SC os escritórios de Contabilidade respeitam o Consumidor", pontuou.

As entidades contábeis também tiveram espaço para apresentar algumas informações, como foi o caso da Diretora de Educação e Eventos do SESCON SC, Márcia Neneve. A profissional conversou com os presentes sobre MEI e Desburocratização, abordando questões relacionadas ao registro das empresas.

Segundo Márcia muitas prefeituras ainda não se adequaram as novidades legais e “compete a nós contadores observarmos essas questões, mas também colaborarmos em fazer o pedido de viabilidade de modo correto”, explanou. Outro ponto explicado para os profissionais foi que o SESCON irá fazer uma pesquisa de interesse e, de acordo com a demanda, irá montar um curso sobre como preencher o pedido de viabilidade.

Após todas as explanações e apresentações, a reunião contou com um momento de bate-papo entre os profissionais, que puderam debater os assuntos explanados durante a etapa 2 do CRCSC VAI ATÉ VOCÊ.

Para saber o cronograma das próximas regiões, acesse.