1º dia da Semana do Contador 2021 abordou desafios profissionais, oratória e empreendedorismo contábil

Data: 20 de setembro de 2021
Créditos: Natália Poliche/ Isabella Miranda

Foi dado o start na Semana do Contador 2021! O evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina com apoio da BSSP teve início na manhã desta segunda (20). Com transmissão ao vivo pelo canal do CRCSC no Youtube, as três palestras trouxeram conteúdos, debates e muito conhecimento para os profissionais.

A presidente do CRCSC, Rubia Magalhães, iniciou o discurso de abertura do primeiro dia do evento pontuando a forma com que o cronograma das palestras foi desenvolvido. “Toda programação da Semana do Contador foi pensada de forma alinhada ao mercado com o objetivo de trazer um debate enriquecedor para os profissionais da contabilidade do nosso estado”, afirmou.

Na parte da manhã o sócio fundador da BSSP Centro Educacional, Edgar Madruga, abriu o dia com o encontro “Os desafios profissionais na Contabilidade 4.0”. Na palestra, Edgar falou sobre a importância da tecnologia para a contabilidade nos dias de hoje e quais os papéis que os profissionais da contabilidade podem desempenhar. “Quando se fala em empreendedorismo, se pensa muito em negócios e se esquece do intraempreendedorismo, que é aquilo que se faz dentro da empresa para garantir sua empregabilidade e sua ascensão profissional. Ser empreendedor e ter essa gestão na vida pessoal também faz parte”, ressaltou.

Para assistir a palestra na íntegra, acesse.

Seguindo o cronograma, durante o período da noite, aconteceram mais duas palestras, também no canal do Youtube.

O primeiro encontro foi com  o empresário contábil e consultor empresarial José Matheus Costa e teve como tema “A nova visão do Empresário Contábil”. O palestrante reforçou alguns tópicos abordados na primeira palestra do dia e apontou que a inovação é essencial para os profissionais da contabilidade. Além disso, explorou a importância de se pensar em outras áreas de atuação para os profissionais que não apenas a contabilidade tradicional. “Não podemos viver ligados ao passado e a uma contabilidade que sempre foi padrão. Nós precisamos estar inovando. Esta contabilidade antiga gera um baixo rendimento financeiro para os contadores e nenhum reconhecimento na área. São dois problemas que a contabilidade padrão vem trazendo para o empresário contábil”, relembrou.

A segunda palestra da noite foi sobre “O poder da ORATÓRIA para encantar pessoas na era digital” com o Diretor Executivo e professor de oratória Leandro Gullo.Durante o bate-papo, o profissional frisou a importância da oratória nas áreas da contabilidade e como o ambiente acadêmico é um bom momento para esse treino. “A universidade é um grande ensaio para a sua vida profissional. Ela vai te formar, mas mais do que isso. Eu tenho alunos no meu curso de oratória que são contadores. E qual a dificuldade? Dentro da universidade, eles já evitavam falar. A única vez que não tem como eles fugirem é no TCC. Acaba-se fugindo dessas oportunidades de apresentação de trabalhos, de exposição, de ser questionado. E quando se forma e vai para o mercado de trabalho, a fala não sai”, contou.

Para acessar os eventos na íntegra, acesse.

A Semana do Contador segue com programações até o final da semana. Confira cronograma completo.