Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Conhecimento e conexão: Semana do Contador 2021 entra para a história da profissão contábil em SC


Data: 30 de setembro de 2021
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


Networking, debates e muito aprendizado compartilhado. Esses foram os pilares que marcaram as mais de 25 horas de conteúdo da Semana da Contador. A semana mais importante para os profissionais contábeis foi encerrada na sexta (24), depois de muito bate-papo e debate sobre os mais diversos temas da profissão contábil.

As atividades, que aconteceram entre os dias 20 e 24 de setembro, foram promovidas pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em parceria com as instituições de ensino e com o apoio da OSESC, SESCOOP e BSSP como forma de comemorar o Dia do Contador, que acontece no dia 22 do referido mês.  

Ao todo, a semana contou com 13 palestras on-line e gratuitas, divididas em 5 dias. Temas como marketing digital, perícia contábil, empreendedorismo e planejamento de carreira foram abordados por palestrantes de todo o Brasil, que apresentaram os assuntos de forma objetiva e didática. Ao todo, foram mais 2.500 inscritos, interessados em aprender e buscar mais repertório nas áreas abordadas.

Bolsa de Estudos

O CRCSC, em parceria com o Centro Educacional BSSP, sorteou uma bolsa integral para o MBA Compliance e Direito Tributário e outros prêmios, por meio do site oficial. Além, disso, profissionais e estudantes receberam certificados de participação.

Como assistir as palestras

Para quem perdeu alguma das palestras da Semana do Contador, o CRCSC disponibilizou as aulas por meio do canal do Youtube oficial. Acesse aqui.

 

Confira tudo que aconteceu durante a semana que ficou para a história da profissão contábil em Santa Catarina:

Segunda- feira – 20/09

Na parte da manhã o sócio fundador da BSSP Centro Educacional, Edgar Madruga, abriu o dia com o encontro “Os desafios profissionais na Contabilidade 4.0”. Na palestra, Edgar falou sobre a importância da tecnologia para a contabilidade nos dias de hoje e quais os papéis que os profissionais da contabilidade podem desempenhar.

No período da noite, aconteceram mais duas palestras, o primeiro encontro foi com o empresário contábil e consultor empresarial José Matheus Costa e teve como tema “A nova visão do Empresário Contábil”. O palestrante apontou que a inovação é essencial para os profissionais da contabilidade. Além disso, explorou a importância de se pensar em outras áreas de atuação para os profissionais que não apenas a contabilidade tradicional.

A segunda palestra da noite foi sobre “O poder da ORATÓRIA para encantar pessoas na era digital” com o Diretor Executivo e professor de oratória Leandro Gullo. Durante o bate-papo, o profissional frisou a importância da oratória nas áreas da contabilidade e como o ambiente acadêmico é um bom momento para esse treino.

Terça-feira – 21/09

Na parte da manhã, Marcio Araujo, que é consultor em diversas cooperativas e executivo de forças de vendas em cooperativas, abriu a programação com a palestra “Perspectivas econômicas para cooperativas”. O profissional abordou sobre a importância de se entender os contadores como um apoio fundamental para o futuro econômico das cooperativas.

Seguindo o cronograma, na parte da tarde aconteceu mais um evento, desta vez, em formato de live no Instagram do CRCSC. O encontro foi com o CEO da Tactus Contabilidade Digital, Anderson Hernandes, que conversou sobre “Marketing Digital para Organizações Contábeis”. Anderson abriu o momento explicando que o Marketing Digital é extremamente importante para a prospecção de novos clientes no meio contábil.

Na parte da noite ocorreu a terceira palestra com transmissão ao vivo pelo canal do CRCSC no Youtube. O encontro foi com o contador, auditor e especialista em Administração Pública Municipal e Direito Público, Milton Mendes Botelho  e com o secretário da Fazenda Municipal de Joinville, Flávio Martins Alves. O evento teve como tema “Contador Público: um parceiro da gestão municipal”. Milton abriu a palestra indicando que as percepções sobre a contabilidade pública vêm mudando.

Quarta-feira – 22/09

Na parte da manhã, Glaucia Yoshida, coordenadora executiva da revista BSSP, iniciou o dia com o encontro “Entenda o sentido da Inteligência Emocional e possíveis sabotadores do seu SUCESSO”. A profissional abriu sua palestra trazendo uma reflexão para o público sobre o que é sucesso para cada um e como esse conceito difere muito de pessoa para pessoa.

O primeiro bate-papo da noite foi com Tainara Nesi, consultora e diretora da empresa Holder Gestão Organizacional, e teve como tema “Planejamento de Carreira: você como protagonista dessa história”. Tainara reforçou a importância de cada um assumir o protagonismo da própria vida. A segunda palestra foi “Transformação Digital e Inovação para os Negócios” com Robinson Klein, presidente da empresa CIGAM Software de Gestão, que começou a explanação traçando um paralelo entre a contabilidade, a tecnologia e a gestão.

Quinta-feira – 23/09

Moacir Lucindo, sócio de Auditoria da Moore Auditores Independentes, iniciou a programação da manhã explicando as mudanças que a profissão contábil sofreu nos últimos anos e como isso foi importante para os contadores, durante a palestra “Inovação e Tecnologia: o futuro da auditoria.”

Na parte da noite, o encontro foi com Marcelo Callefi, fundador e CEO da Nippur Finance e Juan Christian Iatzac, assessor de investimentos na Nippur Finance, que trouxeram o tema “Mercado Financeiro e os impactos da Tributação”. Marcelo Callefi abriu o evento fazendo uma breve explanação sobre como o mercado financeiro atua e como ele é impactado pelos acontecimentos marcantes dos últimos anos. Juan seguiu explicando sobre como enxergar a queda de juros no dia a dia.

Sexta-feira – 24/09

Na parte da manhã, o evento abordou “O Profissional atuante na área de Perícia Contábil e suas experiências”. Os convidados foram Ezequiel Luis Lopes Giovanella, Dirce Guarezi Consorte, Eli Oliveira de Souza, Leandro Alair de Liz, Sidineia Maria Delai Onzi e Silvio Parodi Oliveira Camilo, membros da comissão de perícia contábil do CRCSC. Ezequiel Luis Lopes Giovanella abriu a manhã ressaltando que o perito contábil deve estar próximo de conhecimentos jurídicos desde o início da carreira. Os demais palestrantes também trouxeram seus cases de sucesso e experiências na área.

Na parte da tarde, ocorreu o último encontro com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube.O bate-papo foi com Loriberto Starosky Filho, especialista em Gestão Tributária e Gestão Financeira e Tadeu Pedro Vieira, coordenador da comissão do programa de voluntariado da classe contábil do CRCSC e teve como tema “Incentivos Fiscais para organizações do Terceiro Setor”.

Durante o encerramento, a presidente do CRC de Santa Catarina, Rúbia Albers Magalhães, agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para que os profissionais acompanhem o cronograma de eventos do Conselho. “Espero que possamos sempre nos encontrar nos inúmeros encontros promovidos pelo CRCSC. Ressalto que o Conselho está constantemente promovendo diversas ações com o intuito de buscar atender os profissionais contábeis e as demandas da profissão”, pontuou.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados