Anuidade 2022: confira os valores, as formas de pagamento e os descontos especiais

Fonte: Comunicação CFC/Apex
Data: 13 de janeiro de 2022

Contadores, técnicos em contabilidade e organizações contábeis já podem efetuar o pagamento das anuidades devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para o exercício de 2022. De acordo com a Resolução n.º 1.636, de 7 de outubro de 2021, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os valores das anuidades serão de:

Contadores: R$562,00 (quinhentos e sessenta e dois reais)

Técnicos em Contabilidade: R$503,00 (quinhentos e três reais)

Para as organizações contábeis:

1. de R$279,00 (duzentos e setenta e nove reais) para Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  2. de R$562,00 (quinhentos e sessenta e dois reais) para sociedades com 2 (dois) sócios;
  3. de R$844,00 (oitocentos e quarenta e quatro reais) para sociedades com 3 (três) sócios;
  4. de R$1.128,00 (mil cento e vinte e oito reais) para sociedades com 4 (quatro) sócios; e
  5. de R$1.410,00 (mil quatrocentos e dez reais) para sociedades acima de 4 (quatro) sócios.

As anuidades poderão ser pagas, antecipadamente, com desconto, conforme prazos e condições estabelecidas na tabela a seguir:

Em reais

A guia para pagamento da anuidade foi encaminhada pelos correios e poderá também ser emitida no sítio www.crcsc.org.br. O pagamento pode ser realizado à vista ou em parcelas. É possível quitar a anuidade com o desconto para pagamento antecipado em janeiro e ainda parcelá-la em até 18 vezes no cartão de crédito com juros.

A resolução n.º 1.636/21, também traz os valores de taxas e multas devidas aos CRCs.

Segundo o Art. 5º As anuidades pagas, após 31 de março de 2022, terão seus valores atualizados, mensalmente, pelo IPCA e serão acrescidas de multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.

Para conhecer a íntegra do texto, clique aqui.