PEPC: prazo para prestação de contas vai até o dia 31/01

Data: 13 de janeiro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

Profissionais da contabilidade obrigados ao cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) têm até o dia 31 de janeiro para prestarem contas às atividades referentes a 2021.

A prestação de contas é obrigatória para todos os profissionais que: estejam registrados no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); que exerçam atividades de auditoria independente nas instituições reguladas pelo Banco Centro do Brasil (BCB) e pela Superintendência de Seguros  Privados (Susep); para peritos contábeis que estejam registrados no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC); para responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas, reguladas e/ou supervisionadas pela CVM, pelo BCB, pela Susep e, ainda, das sociedades consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/2007, para entidades sem finalidade de lucros que se enquadrem nos limites monetários da citada lei; para responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis das sociedades e das entidades de direito privado com ou sem finalidade de lucros que tiverem, no exercício social anterior, receita total, igual ou superior a R$ 78 milhões; para responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia no processo de elaboração das demonstrações contábeis das empresas reguladas e/ou supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)

SOBRE O PEPC

O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) tem como objetivos atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade que atuam no mercado de trabalho.

No exercício de 2021, segundo a Deliberação CFC n. 14/2021, os profissionais devem cumprir, no mínimo, 20 (vinte) pontos de PEPC, sendo que 4 (quatro) pontos devem ser cumpridos com atividades de aquisição de conhecimento, constantes da Tabela I, do Anexo II da NBC PG 12 (R3).

A maioria dos eventos realizados pelo CRCSC é pontuado pelo PEPC. Além disso, o CRCSC, em parceria com o CRCSP, disponibiliza gratuitamente uma plataforma de conteúdos que pontuam. Acesse clicando aqui.

Os profissionais devem enviar seu Relatório de Atividades até 31 de janeiro de 2022 para o endereço epc.cfc.org.br.

COMO FAZER O ENVIO

Para acessar e fazer o envio do relatório de atividades, basta seguir os passos a abaixo:

1. Acessar Sistema Web EPC (http://epc.cfc.org.br);
  2. Inserir login (CPF) senha (utilizada nos serviços online do CRCSC, COAF, não utilizar Certificado Digital), caso não tenha a senha clique em "Esqueci minha senha";
  3. Clicar em EPC;
  4. Caso tenha atividades de docência, pós-graduação, cursos realizados no exterior, produção intelectual, participação em comissões, orientação de artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso e participação em bancas acadêmicas, essas devem ser informadas pelo profissional, também via Sistema Web EPC. A comprovação das referidas atividades deve ser anexada ao sistema Web EPC, no item “Minhas Atividades”, conforme cada categoria mencionada. Para disciplinas de pós-graduação ou graduação, devem ser inseridas separadamente, anexando a Declaração da IES que contenha: Nome das disciplinas, período de realização, ementas, carga horária, aprovação. Se não possui esse tipo de atividade passa para o item seguinte;
  5. Clicar em Prestação de Contas e em Relatório de Atividades;
  6. Selecionar Relatório de Atividades 2021 e clicar em Editar;
  7. Em Dados do Profissional, verificar as informações;
  8. Selecionar a Função Exercida e clicar em Adicionar e Avançar;
  9. Em Atividades verificar se todos os cursos foram incluídos e clicar em Avançar;
  10. No resumo, clicar em Salvar e confirmar;
  11. Selecionar novamente Relatório de Atividades de 2021, clicar em Enviar.
  12. A situação do Relatório de Atividades aparecerá "Concluído" e é possível gerar a Certidão de Regularidade. Caso tenha enviado alguma atividade do item 4, a situação aparecerá "Em análise", ou seja, as atividades serão analisadas pela Comissão EPC-CRCSC para atribuição da pontuação. Prestação de Contas Finalizada.

Dúvidas ou inconsistências no Sistema deverão ser enviadas para educprof@crcsc.org.br