CRCSC realiza sessão plenária de abril e apresenta deliberações das câmaras

Data: 18 de abril de 2022
Créditos: Isabella Miranda

A sessão plenária ordinária do mês de abril aconteceu nesta quarta-feira (13), reunindo os vice-presidentes, conselheiros e convidados do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. O encontro ocorreu de forma virtual e aberta a todos os profissionais da contabilidade que desejassem fazer parte. A plenária foi coordenada pela presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais.

Iniciando a reunião, a presidente agradeceu a todos e reforçou a presença da Delegada de Representação de São José, Glady Sara Sarobe, e do contador Sérgio Murilo Petri. Após o momento inicial, foi aberta a palavra para as deliberações das câmaras.

Iniciando as apresentações, o vice-presidente de Administração e Finanças, Itelvino Schinaider, levantou algumas das questões que seriam abordadas, entre elas a aprovação do plano de integridade biênio 2022/3023, das políticas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do CRCSC e da proposta de metas para os indicadores SGI. Em seguida, pontuou que o diretor administrativo do CRCSC, Cleber Dias, iria conduzir as apresentações dos projetos.

“O Plano de Integridade sintetiza uma série de ações para fortalecer a governança, reforçando pontos como o Plano Anual de Treinamentos, a Portaria de Competência e o Plano anual de contratações”, explicou Cleber em uma das propostas a serem votadas. Todos os assuntos foram discutidos e homologados pelos presentes.

Em seguida, o vice-presidente da câmara de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes, fez uso da palavra, trazendo questões como mudanças no Youtube e as programações dos próximos eventos.

A Câmara de Controle Interno foi apresentada pela respectiva presidente, Liliane Novaes, que abordou, entre os assuntos, o comparativo entre as receitas previstas e realizadas até março deste ano. “O relato integrado de 2021 está no site do CRCSC, indico que acessem para checar, também fizemos as atualizações no portal da transferência em relação à prestação de contas”, explicou.

Lecir dos Passos Ghisi, vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, também fez suas considerações, pontuando sobre os dados de emissão de decores. Em seguida, o vice-presidente da Câmara de Registro, Édio Silveira, tratou sobre os processos deferidos e analisados em relação à sua câmara. O profissional finalizou seu momento de fala ressaltando a importância da Cerimônia Virtual de Entrega de Registro Profissional, que terá sua próxima edição na terça (19): “Fica o convite para todos participarem da próxima cerimônia de registro, estaremos na acolhida, valorizando nossa profissão cada vez mais”.

Finalizando as apresentações, Roberto Aurélio Merlo, vice-presidente da Câmara Técnica, pontuou sobre a relevância dos assuntos tratados no Câmara Técnica Debate e alguns dos números dos eventos, como o pico de expectadores. “Na Câmara (Técnica Debate) que realizamos juntamente com a Receita Federal do Brasil, tivemos um ótimo retorno. Recebemos várias mensagens e questionamentos, que abrimos até para responder posteriormente. Todas as respostas foram preparadas e enviadas. Tem sido muito importante a participação de todos”, ressaltou.