CRCSC: profissional da contabilidade fortalece empresas, transforma vidas e faz o país crescer

Fonte: CFC
Data: 25 de abril de 2022

Dia 25 de abril é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade. Por conta da importância deste dia, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina está realizando uma série de homenagens aos profissionais, além de uma campanha focada na doação de sangue.

A atuação do profissional da contabilidade significa muito mais do que “sobreviver” em um emaranhado de números, contas e balancetes, cercado de leis e inúmeras regras sobre o que pode e o que não pode na vida financeira e tributária de cada empresa.

O contador é o profissional que tem o conhecimento adequado para fazer a economia funcionar de forma sustentável e, de acordo com a legislação nacional, oferecendo subsídios técnicos para que governos, instituições sociais e iniciativa privada se desenvolvam com o máximo de suas capacidades.

Na gestão financeira das empresas – independentemente do porte, sejam elas pequenas, médias ou grandes, o profissional da contabilidade assume um papel fundamental na orientação sobre as finanças, sobre os gastos e as obrigações com o pessoal e, principalmente, sobre as regras tributárias que possibilitam a adequação correta ao regime de impostos e uma análise segura sobre a saúde do negócio e a sua capacidade de expansão.

A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, realizou uma gravação, juntamente com o Conselho Diretor e Conselheiros do CRCSC, como forma de parabenizar todos os profissionais da contabilidade pela sua data. “Hoje o dia é especial. Dia daqueles que atuam com eficiência e protagonismo na gestão de todos os negócios”, enfatizou.

O apoio de um profissional da contabilidade é fator de vida ou morte para uma empresa”, analisa Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “Com seus conhecimentos especializados, o contador oferece um apoio ao empreendedor que vai desde as orientações básicas sobre as obrigações tributárias, passando pelo apoio à gestão administrativa, indo até a análise sobre questões trabalhistas na contratação de funcionários e o diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa”, completa.

O papel social do profissional da contabilidade é, portanto, de suma importância para o país. Sua atuação permite que empresas se desenvolvam, fazendo crescer a economia nacional, promovendo a geração de empregos e contribuindo para que toda a cadeia produtiva funcione financeiramente e socialmente bem.

É um trabalho que tem efeitos no sucesso de microempresas, na gestão estratégica de administradores de instituições de maior porte – principalmente em termos de governança, análise de riscos e avaliação da sustentabilidade econômica das ações – e, também, num trabalho social de muito peso, atuando voluntariamente na manutenção da contabilidade de organizações sociais que transformam a realidade de muitas famílias pelo Brasil”, segundo o presidente do CFC.

Atualização constante e olhar atento aos cenários político e econômico do país são requisitos fundamentais para o profissional da área, que precisa se manter à frente das alterações legislativas em debate para antever cenários e preparar seu serviço de assessoramento para oferecer soluções assertivas, eficazes e com a agilidade que o mercado exige.

Campanha de Doação de Sangue

Ser profissional da contabilidade é também doar um pouquinho de si para salvar outras vidas. Por isso, o CRCSC lançou, juntamente às comemorações da data do Dia do Profissional da Contabilidade, a campanha “A contabilidade doando vidas”. Os profissionais que desejarem fazer parte do movimento, podem efetivar suas doações entre os dias 25 de abril a 25 de maio.

Locais:

- HEMOSC FLORIANÓPOLIS

- HEMOCENTROS: Blumenau, Joinville, Joaçaba, Chapecó, Lages e Criciúma

- UNIDADES DE COLETA: Jaraguá do Sul e Tubarão

Agende no site do HEMOSC www.hemosc.org.br

Identifique-se como PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE para contabilizarmos nossas doações

Acesse o site do HEMOSC e veja as orientações. ✅