Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Ministro Nardes faz abertura da Câmara Técnica Debate sobre governança


Data: 28 de abril de 2022
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


A importância da Governança e da Contabilidade na Gestão das Entidades de Classe. Esse foi o tema da Câmara Técnica Debate, realizada na última segunda-feira (25), no Dia do Profissional da Contabilidade, e que contou com a abertura do Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes.

Para dar as boas-vindas, a presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, fez uso da palavra, aproveitando o momento para parabenizar toda a classe contábil pelo seu dia. Em seguida, pontuou que o tema tem grande relevância para o CRCSC. “Temos uma Comissão específica que trata sobre governança, justamente por entendermos que esta pauta é determinante para o sucesso da nossa gestão”, ressaltou. A presidente ainda destacou que o CRCSC pretende ser referência no tema, assim como é o Conselho Federal de Contabilidade. E comentou que recentemente, na avaliação de governança dos conselhos realizada pelo Tribunal de Contas da União, em função do acordo 2164/2021, especificamente no IGC 2021, que trata de governança púbica organizacional, o CFC foi destaque, ficando em 1º lugar no ranking nacional, no IGOV PUB.

A presidente ainda falou sobre a campanha: “A CONTABILIDADE DOANDO VIDAS”, lançada no dia 25/04, que busca mobilizar profissionais da contabilidade de todo o estado para realizar uma boa ação, por meio da doação de sangue. Clique aqui para saber mais.

A vice-presidente institucional, Michele Patricia Roncalio, fez o uso da palavra parabenizando os profissionais pelo seu dia e agradeceu a oportunidade de fazer parte de um evento com um tema tão relevante, principalmente porque também atua na área pública, enfatizando, ainda, a participação do ministro: “Quero agradecer ao ministro Nardes por estar aqui conosco nos prestigiando e homenageando os profissionais da contabilidade, não somente de Santa Catarina, que são mais de 21 mil profissionais da contabilidade, mas os mais de 520 mil profissionais da contabilidade de todo o Brasil.”

A vice-presidente também falou sobre sua atuação junto à Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina (SEFAZ/SC), ressaltando que é a primeira contadora a exercer o papel de secretaria adjunta da Fazenda, assim como a primeira a assumir interinamente o papel de secretaria da SEFAZ no mês de abril.

O vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, também deu as boas-vindas demonstrando a importância do projeto o qual ele conduz por meio de sua vice-presidência. Merlo falou sobre a alegria em receber profissionais da contabilidade do estado e, até mesmo do Brasil, e agradeceu o apoio contínuo à Câmara Técnica Debate, da presidente Marisa e da vice-presidente Michele.

 

ABERTURA MINISTRO NARDES

Juarez Domingues Carneiro, ex-presidente do CRCSC e do CFC e coordenador da Comissão Técnica de Contabilidade na Governança Corporativa de Organizações Públicas, Privadas e do Terceiro Setor, cumprimentou a todos e realizou a leitura do currículo do ministro Nardes, fazendo o convite para que ele fizesse o uso da palavra.

Augusto Nardes agradeceu o convite, mencionando o vice-presidente Merlo pela condução dos trabalhos, assim como a presidente Marisa, a vice-presidente Michele, o ex-presidente Juarez e o palestrante Bruno, e disse ser uma satisfação conversar com os profissionais de Santa Catarina. “Santa Catarina se transforma hoje no melhor estado entre os três estados do Sul, pois tem, não somente uma estrutura maravilhosa, mas profissionais do nível que vocês são na contabilidade”, afirmou.

Ele também prestou sua homenagem ao dia alusivo ao profissional da contabilidade e na luta pela implantação da governança nas instituições, enfatizou: “O contador é o técnico e o especialista que pode influenciar, não somente o estado, mas especialmente a empresa privada, na implantação das governanças. Se conseguirmos melhorar a governança da nação, conseguimos transformá-la em uma potência.”

Nardes também mostrou indicadores sobre a governança e um comparativo entre 2018 e 2021, fazendo um apelo: “Fiscalizem a profissão, pois o profissional bem-preparado, pode ajudar a orientar a integridade, a questão da compliance dentro da estrutura de uma pequena e média empresa.”

Juarez Domingues Carneiro retomou a palavra, mencionando a comissão que trata sobre a governança na área, pública, privada e no terceiro setor, enfatizando que um dos projetos que será objeto de atenção do grupo é a capacitação da governança. “Precisamos capacitar os profissionais da contabilidade de Santa Catarina em governança, para que eles possam, efetivamente, gerar um efeito multiplicador para todas as organizações”, pontuou.

 

BRUNO FEROLA

Na sequência, Roberto Aurélio Merlo apresentou o currículo de Bruno Ferola e o convidou para que iniciasse sua palestra. Bruno iniciou agradecendo o convite por participar da Câmara Técnica Debate, “um programa de excelente repercussão e que tem uma função social maravilhosa”, afirmou.

 A sua explanação se deu em torno dos aspectos técnicos relacionados à governança nas organizações, por meio de ferramentas e instrumentos que promovam a ética e integridade de forma mais eficiente. “À medida que você cresce na sua carreira, você tem uma responsabilidade muito maior, principalmente quando a gente trabalha representando uma coletividade. Essa representatividade vem acompanhada não somente de uma responsabilidade técnica, no qual precisamos observar de maneira muito forte as nossas orientações, mas também a questão ética e íntegra”, destacou.

 

Roberto Aurélio Merlo e Juarez Domingues Carneiro iniciaram as perguntas do debate, direcionando as dúvidas realizadas no chat para que o palestrante pudesse saná-las.

De acordo com a organização do evento, essa edição da Câmara Técnica Debate teve 91 inscritos, com pico de 81 acessos simultâneos durante a transmissão. Passadas 24 horas de evento, o debate já possui mais de 230 visualizações.

O evento está disponível para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, podendo acessar o canal do CRCSC no Youtube, clicando aqui.

 

 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados