CRCSC realiza plenária virtual com temas ligado à classe contábil

Data: 11 de maio de 2022
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina realizou nesta terça-feira (10), mais uma sessão plenária. Desta vez, a reunião foi no formato on-line, recebendo conselho diretor, conselheiros e profissionais da contabilidade para debaterem assuntos de interesse de classe contábil.

O encontro foi conduzido, inicialmente, pela presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, que deu as boas-vindas a todos e pontuou a presença de profissionais da contabilidade prestigiando a plenária. “Sejam muito bem-vindos e saibam que qualquer profissional da contabilidade pode participar de nossas plenárias, acompanhando nossas colocações e ações. Ficamos felizes quando isso acontece”, destacou.

A presidente fez a chamada nominal dos conselheiros aptos a votarem e justificou a ausência de alguns deles, explicando que estavam sendo substituídos por seus conselheiros suplentes.

O primeiro a fazer uso da palavra, foi o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes. Ele apresentou os eventos realizados, destacando o “Radar Contabilidade Pública”, que aconteceu na última segunda-feira (9). O vice-presidente ainda abordou sobre o 2º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de junho, de forma on-line. “Queremos fazer um evento ainda maior do que o do ano passado, recebendo participantes de todo o Brasil”, enfatizou. Ele ainda fez uma observação sobre o prazo para a submissão de artigos para o Seminário, que vai até o dia 19/05.

Na sequência, a vice-presidente Institucional, Michele Patricia Roncalio, assumiu a condução dos trabalhos da plenária, uma vez que a presidente Marisa precisou ausentar-se para cumprir compromissos do Conselho Federal de Contabilidade  agendados anteriormente no estado no estado do Piauí. Michele iniciou apresentando os trabalhos institucionais, como as representações realizadas pela presidência e conselho diretor, campanhas institucionais e destaques do CRCSC na mídia. Ela ainda mencionou sobre ações e resultados do CRCSC recentes, em prol da classe contábil.

Posteriormente, Itelvino Schinaider, vice-presidente de Administração e Finanças, tratou sobre pautas de sua Câmara. Ele trouxe dois importantes pontos a serem homologados: a prorrogação da portaria do teletrabalho para 30/06 e a negociação com a empresa que oferece o serviço de plano de saúde para os funcionários. Ambas as pautas foram aprovadas de forma unânime.

Em seguida, o vice-presidente de Fiscalização, Lecir dos Passos Ghisi, apresentou os “acumulados de 2022”, destacando números de agendamentos, notificações e autos de infração, além de métricas sobre emissão de decores, termos autorizados e denúncias recebidas. Adilson Pagani Ramos, Coordenador da Câmara de Recursos de Ética e Disciplina, também falou sobre a área, apresentando dados dos julgamentos da Câmara.

Para falar sobre receitas internas do CRCSC, a vice-presidente de Controle Interno, Liliane Maria Novaes foi convidada a falar e apresentou comparativos de 2020, 2021 e 2022 do mês de abril, relacionados à receita prevista x receita realizada. Na sequência, o coordenador do departamento de governança, Martinho Nunes, discorreu sobre o relato integrado, explicando brevemente o que é o material, além de mencionar sobre o CRCSC e o plano de integridade, documentos que podem ser acessados no site do CRCSC, na aba GOVERNANÇA.

A área de registro também foi destaque. O vice-presidente de registro, Édio Silveira, trouxe os números de novos registrados, baixas e o total de registros ativos atualmente no CRCSC. Ele ainda destacou as pautas: multa de eleição, exame de suficiência, que acontece no próximo domingo (15), e Cerimônia Virtual de Entrega de Registro Profissional, que acontece no dia 23 de maio.

A coordenadora da Comissão do PVCC, pediu para fazer uso da palavra e deu um recado importante aos participantes, destacando sobre a Campanha do Agasalho que vai até o dia 27/05: “Essa campanha é muito importante para aquecer o inverno de quem precisa. A coleta está acontecendo na sede e delegacias regionais. Conto com o apoio dos colegas.”

Para finalizar a plenária de maio, o vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, explanou sobre a Câmara Técnica Debate, trazendo os resultados dos eventos realizados no último mês. Ele ainda destacou que sugestões de pautas podem ser feitas diretamente para o e-mail tecnica@crcsc.org.br

No encerramento, a vice-presidente Michele agradeceu a participação de todos e relembrou os colegas de que a próxima plenária será no dia 15/06, de forma presencial.