CRCSC realizou “Dia D da Educação Contábil” para debater as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis

Data: 26 de maio de 2022
Créditos: Isabella Miranda

O dia 24 de maio foi eleito como um dia de discussão em todo o sistema CFC/CRCs. De forma simultânea, os regionais debateram sobre as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis. O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina promoveu, na manhã do dia 24, um evento on-line, no canal do CRCSC no Youtube, reunindo diversas autoridades e personalidades contábeis para conversar e informar os participantes acerca das alterações propostas pela Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004.

A presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, realizou a abertura do momento: “Hoje iremos discutir um assunto muito relevante para a educação e formação dos profissionais que desejamos colocar no mercado de trabalho. Este momento é ainda mais importante, pois pela primeira vez temos a possibilidade de opinar e sugerir, conquista do Conselho Federal que capitaneou essa possibilidade junto ao Ministério da Educação.”

Em seguida, a presidente realizou uma explanação sobre as atualizações propostas na minuta que está em audiência pública, apresentando o material disponiblizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, com o tema “Proposta do CFC para novas diretrizes curriculares nacionais”, que pontua assuntos como as motivações para a alteração, abordagens utilizadadas, estrutura da proposta, competências desejadas, perfil do egresso, dentre outros pontos.

Mas antes de prosseguir com o material, Marisa contextualizou. “Vamos inicialmente conversar sobre o que estava em vigor até o momento, para que possamos visualizar quais são as alterações mais significativas”, apontou a presidente.

Participaram da rodada de debates o presidente da FECONTESC, Dalvair Jacinto Anghében, o vice-presidente da câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSC, Dreone Mendes, o coordenador da Comissão das Instituições de Ensino do Estado de Santa Catarina, Vitor Paulo Rigo, o representante da Academia Catarinense de Ciências Contábeis, Juarez Domingues Carneiro e Lourival Amorim, e os membros da Comissão das IES do CRCSC, Sérgio Marian, Fabrícia Silva da Rosa e Fernando Maciel Ramos.

A palestra está disponível no canal do CRCSC no Youtube. Acesse por este link.