Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

2º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis recebe participantes de todo o Brasil durante três dias de evento


Data: 22 de junho de 2022
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


Nos dias 13, 14 e 15 de junho foi realizado o 2º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis. O encontro aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no Youtube. Marketing, empreendedorismo, auditoria contábil, áreas de atuação e o futuro da contabilidade foram os assuntos abordados durante o Seminário, que teve como tema “Contabilidade: trilhando uma profissão de sucesso”.

Justine Arruda, professora e integrante da comissão das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, foi a mestre de cerimônia do 1º dia, e destacou o objetivo do evento: “Durante essas três noites de Seminário, iremos nos conectar, juntamente com vocês, neste universo que é a contabilidade e todas as suas inúmeras oportunidades de atuação, trazendo nomes que são referência no mercado e que, com certeza, irão contribuir para suas trajetórias profissionais e pessoais.”

Para dar as boas-vindas, a presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, fez o uso da palavra, enfatizando sua alegria em fazer a abertura do evento, enquanto presidente, mas também como docente: “Eu sou docente há mais de 23 anos e fico lisonjeada em fazer parte deste evento, agora na condição de presidente, mas em tantas outras vezes, na condição de professora e coordenadora. De fato, estou muito feliz em estarmos iniciando o 2º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis.”

Marisa também agradeceu à comissão pela organização e estruturação do Seminário e, para finalizar, completou: “Que a noite de hoje e os próximos dois dias possam contribuir para a vida acadêmica e profissional de cada um de vocês. Que os temas possam ser aplicados, positivamente em suas trajetórias.”

Na sequência, o professor e coordenador da comissão das IES, Vitor Paulo Rigo, falou sobre a magnitude do evento, agradecendo a equipe que esteve por trás da organização e enfatizando sobre a relevância das temáticas abordadas: “Além de questões técnicas, vamos falar sobre marketing pessoal, vida pessoal... Vamos discutir temas relevantes e atuais”.

 

1º dia

Aline Portela, contadora e professora em formação em Coaching Comportamental e Formação em Comunicação de Alto Impacto, abriu os trabalhos da noite abordando sobre marketing pessoal.

Ela iniciou sua palestra trazendo uma frase de reflexão aos participantes. “O conhecimento que te trouxe até aqui, não te levará para o próximo nível”, pontuando que durante muito tempo, a contabilidade sempre teve o foco em processos e conhecimentos técnicos, rotinas e obrigações acessórias. Contudo, ela destacou que hoje é preciso associar todo esse domínio técnico a ferramentas de atração para atrair clientes para o próprio negócio, seja de produtos ou serviços.

Adilson Cordeiro, presidente do CRCSC na gestão 2012-2015 e empresário contábil, foi o segundo palestrante da noite. Ele fez uma trajetória sobre como a tecnologia veio aperfeiçoando e transformando a contabilidade estática, com a chegada de computadores mais robustos, a substituição da internet discada pela de banda larga e guias telefônicos por sites. Adilson ainda falou sobre inteligência artificial e a chegada do metaverso, fazendo algumas provocações aos participantes: “Com tudo isso, eu pergunto a você: como empreender em meio a tantas mudanças e tudo aquilo que está por vir? Como deixar o papel de lado e trabalhar na nuvem? Como se destacar neste meio?”

Clique aqui para assistir ao 1º dia do evento.

 

 

2º dia

O segundo dia contou com a apresentação da professora Emilene Maurer, integrante da comissão das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. Ela iniciou a programação dizendo ser uma honra receber estudantes e profissionais para aprenderem um pouco mais a cada palestra e apresentação. Na sequência, Cláudio Biffi, contador, mestre em contabilidade, doutorando em Controladoria e Finança, professor e diretor executivo do CRC de São Paulo, trouxe para o debate o tema “Como Ingressar na Auditoria Contábil”. Ele explanou sobre sua trajetória profissional, focando sobre as etapas essenciais para se tornar um profissional bem-sucedido na área, apontando, ainda, sobre as capacitações técnicas que o contador precisa ter para exercer tal função, além de trazer as tendências para a área de finanças e contabilidade.

Em seguida, Rafael da Silva Machado, contador, advogado, administrador, jornalista, empresário e vice-presidente do CRCRJ, falou sobre as áreas de atuação do profissional da contabilidade. Ele iniciou sua fala dizendo que a profissão contábil está em seu melhor momento na história, uma vez que a sociedade e a administração pública reconhecem a importância do profissional da contabilidade para o desenvolvimento econômico. Rafael citou as várias áreas de atuação, explicando o trabalho desenvolvido em cada ramo, suas necessidades técnicas e habilidades, e o que esperar de cada uma delas.  

Clique aqui para assistir o 2º dia de evento.

3º dia

Para finalizar a programação de três dias, o Seminário recebeu no último dia mais duas palestras.  Geraldo Luiz de Oliveira da Silva, professor e integrante da comissão das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, foi mestre de cerimônia, recebendo os participantes. Ele fez abertura convidando a todos para acompanharem os debates do início ao fim, já que os conteúdos escolhidos poderiam ser aplicados, de forma positiva, na carreira de cada um.

A primeira palestrante, Jamille Bitencourt, psicóloga, consultora empresarial e especialista em Psicologia Organizacional, iniciou sua fala mencionando a relação trabalho e vida pessoal, e explicou como otimizar e ter equilíbrio nas duas áreas da vida, enfatizando que há investimento de tempo e dedicação, tanto em uma, quanto na outra.

A professora abordou ainda as 7 dicas para o equilíbrio pessoal e profissional, trazendo aspectos como organização de tempo, experiências construtivas, trabalho em equipe, conquistas coletivas e a construção de bons relacionamentos.

Para encerrar o Seminário, o CRCSC recebeu Catarina Amaral, contadora e consultora, mestranda em Contabilidade e infoprodutora contábil, que fez uma explanação sobre o futuro da contabilidade. Catarina iniciou fazendo um pedido aos participantes: “Vistam a camisa da contabilidade, vistam a camisa da nossa profissão, pois ela é linda!”

Na sequência, fez uma provocação, encorajando para que todos pensassem se consideravam a contabilidade uma carreira ou profissão, fazendo, assim, uma comparação entre os dois termos. Ela também trouxe as habilidades fundamentais para o contador do futuro e do agora, mencionando características como trabalho colaborativo, escuta, confiabilidade e feedback e abordou a nova mentalidade contábil.

Clique aqui para assistir ao 3º dia de evento.

 

O 2º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis contou com a inscrição de 1.813 participantes, 6 palestras, 7 horas de evento, mais de 6.700 visualizações, gerando conhecimento e muita informação. As palestras podem ser assistidas na íntegra, por meio do canal oficial do CRCSC no Youtube.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados