Registros

Registro Definitivo

ATENÇÃO: Após ser aprovado no Exame de Suficiência, e publicado no Diário Oficial da União (DOU), realize seu pré cadastro, imprima os requerimentos de registro e da confecção da carteira, junte os originais e cópias dos documentos descritos, os comprovantes de pagamento, e se dirija a Delegacia do CRCSC mais próxima ou diretamente na sede do CRCSC para formalizar seu pedido.

 

 

 

 

Clique aqui para o Pré-Cadastro.

Relação de Documentos:

» Requerimento padrão;

» Requerimento da carteira;

Cópia autenticada em cartório ou pelo funcionário / representante do CRCSC dos seguintes documentos:

» Diploma, frente e verso, ou Certidão/Declaração e histórico escolar do estabelecimento de ensino(conforme expresso na Resolução CFC n.° 1.494/15);

» Cédula de identidade; (não será aceito carteira de motorista);

» Título de eleitor, para maiores de 18 anos;

» Certificado de reservista, para aqueles do sexo masculino e idade inferior a 46 anos;

» Cartão de CPF;

» Certidão de casamento; ( no caso de não alterado o nome no RG); 

» Comprovante de endereço residencial recente;

» Duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, fundo branco e com a face ocupando de 70% a 80% da foto. Não serão aceitas fotos escaneadas. Veja o modelo ;

» Comprovante de recolhimento dos emolumentos devidos (taxas e anuidade). Tabela do CRCSC;

» Original e cópia do diploma ou  certidão/declaração do estabelecimento de ensino, indicando o ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, sua carga horária, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, e que o diploma se encontra em processamento no órgão competente para registro, devendo conter: nome do requerente, data de nascimento, filiação, curso concluído e data da colação de grau. A certidão/declaração somente será aceita com prazo de emissão inferior a 06 (seis) meses.

 

Registro Transferido

Relação de Documentos - Transferência de Registro

» Requerimento padrão;

» 02 (duas) fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, coloridas, com fundo branco, sem brilho com o rosto ocupando entre 70% e 80% da foto

» Original e Cópia da Cédula de Identidade Oficial e CPF;

» Cópia do comprovante de endereço residencial recente;

» Comprovante de recolhimento dos emolumentos devidos (taxas e anuidade). Tabela do CRCSC

Comunicação do Exercício Profissional em outra jurisdição
2ª Via de Carteira de Contabilista

Fotocópia dos documentos:

» Carteira de Identidade (Não pode ser carteira de habilitação);
» CPF;
» 1 foto 3x4 iguais, recentes, de frente e em traje social, com fundo branco (clique aqui para visualizar modelo);
» Comprovante de residência;
»Taxa carteira - tabela CRCSC

Alteração de Nome ou Nacionalidade

» Requerimento Padrão (disponível na Sede ou nas Delegacias do CRCSC);
» Documento que comprove a alteração (separação judicial, certidão de casamento, certificado de nacionalidade ou certidão de nascimento averbada);

» Fotocópia dos documentos:
   » Carteira de Identidade (RG);
   » CPF;

   » 2 fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e em traje social, com fundo branco (clique aqui para visualizar modelo);
   » Comprovante de residência;
   » Taxa de registro, conforme tabela do CRCSC;
   » Taxa carteira.

Alteração Definitiva de Categoria

 

» Requerimento Padrão (disponível na Sede ou nas Delegacias do CRCSC);

»  Diploma Original Registrado com cópia para autenticação;

» Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência;

» 2 fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e em traje social, com fundo branco (clique aqui para visualizar modelo);

» Fotocópia dos documentos:
   » Carteira de Identidade (Não será aceito carteira de habilitação);
   » CPF;
   » Título de Eleitor;

» Comprovante de residência;
» Certificado de reservista;

» Taxa de registro, carteira e anuidade, conforme tabela do CRCSC.

Baixa de Registro Profissional

» Requerimento padrão (declarando o motivo do pedido de baixa);
» Declaração, sob penas da lei, de que não exerce atividade contábil;

Cópia autenticada em cartório ou pelo funcionário / representante do CRCSC dos seguintes documentos:

Aposentadoria:
»  Apresentar cópia do comprovante de aposentadoria;
»  Apresentar cópia da CTPS, das páginas onde consta a foto, qualificação civil, assim como a baixa do contrato de trabalho, e da seguinte em branco;

Desemprego:
» Apresentar cópia da CTPS, das páginas onde consta a foto, qualificação civil, assim como a baixa do contrato de trabalho, e da seguinte em branco;

Registro em outra área:

»  Apresentar declaração da empresa ou da entidade em papel timbrado, comprovando a atividade exercida atualmente e detalhando a função, cópia da CTPS referente às páginas onde consta foto, qualificação civil, assinatura do contrato de trabalho e da seguinte que estará em branco.

» Portaria ou ato de nomeação e declaração de chefe especificando atividades desempenhadas na atual função. » Apresentar cópia da CTPS, das páginas onde consta a foto, qualificação civil, assim como a baixa do contrato de trabalho, e da seguinte em branco;  (se funcionário público);

» Fotocópia Contrato social da empresa (se empresário);

» Verificar se o profissional tem escritório, pois o mesmo deverá ser baixado também. Se for sociedade deverá ser feita alteração contratual excluindo o mesmo do quadro societário;

» O profissional deverá desvincular-se da responsabilidade técnica das empresas perante a Secretaria da Fazenda Estadual. (caso contrário, não será aceito o processo de baixa).

OBS.: O profissional não poderá: ocupar cargo contábil e/ou executar qualquer atividade prevista no art. 25, do Decreto-lei 9295/46 e Resolução CFC 560/83. O fato de não ser responsável técnico, não dispensa o registro no conselho de classe. A obrigatoriedade é pelos serviços que executa.

 

 

Cancelamento por Falecimento

» Certidão de óbito do contabilista (cópia).

Certidão de Regularidade

» Requerimento padrão ou livre devidamente assinado declarando a finalidade;

» Taxa, conforme tabela do CRCSC.

 

Restabelecimento de Registro

» Requerimento Padrão  (disponível na Sede ou nas Delegacias do CRCSC);
» 2 fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e em traje social, com fundo branco (clique aqui para visualizar modelo);

» Fotocópia dos documentos:
   » Carteira de Identidade (Não será aceito carteira de habilitação);
   » Certificado de Reservista (sexo masculino com idade inferior a 46 anos);
   » CPF;
   » Título de Eleitor;

» Comprovante de residência;
» Requerimento para a carteira;
» Taxa de registro, anuidade e carteira conforme tabela do CRCSC

Registro de EIRELI
  • Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras)  Fotocópia do CNPJ/MF;
Registro Cadastral de Escritório - Sociedade

» Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);
» Fotocópia Contrato Social (de origem) e alterações devidamente registradas no órgão competente contendo cláusula de responsabilidade técnica pelos serviços de todos os sócios conforme objeto social da empresa;
» Fotocópia do CNPJ/MF;
» Fotocópia da certidão de regularidade dos sócios não contabilistas;

» Declaração de Responsabilidade Técnica

» Taxa de registro e anuidade, conforme tabela do CRCSC.

Registro Cadastral Escritório Filial

» Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);
» Fotocópia do Contrato Social Registrado;
» Fotocópia da Alteração Contratual que constitui a Filial;
» Fotocópia do CNPJ da Filial;
» Recolhimento da taxa de registro, conforme tabela do CRCSC.

Registro Cadastral de Empresário

- Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);

- O contabilista deve ser registrado no CRCSC como /O, /P ou /T;

- Fotocópia do CNPJ/MF;

- Requerimento de Empresário (Junta)

-  Declaração de Responsabilidade Técnica

- Taxa de registro, conforme tabela do CRCSC.

 

Alteração de Registro Cadastral de Escritório - Individual

» Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);

» Fotocópia autenticada do Alvará de Licença da Prefeitura Municipal;

» Taxa de alteração, conforme tabela do CRCSC

Alteração de Registro Cadastral de Escritório - Sociedade

Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);
» Fotocópia Contrato Social (de origem) registrado pelo Cartório - Títulos e Documentos;
» Fotocópia da última alteração contratual, registradas no órgão competente contendo cláusula de responsabilidade técnica pelos serviços de todos os sócios conforme objeto social da empresa;
» Fotocópia do CNPJ/MF;
» Fotocópia da certidão de regularidade dos sócios não contabilistas;

» Declaração de Responsabilidade Técnica
» Taxa de alteração, conforme tabela do CRCSC.

Baixa de Registro Cadastral de Escritório - Individual

» Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);
» Certidão de Baixa como autônomo na Prefeitura Municipal ou documento deste orgão que certifique não possuir registro de contabilista autônomo;
» O profissional deverá desvincular-se da responsabilidade técnica das empresas perante a Fazenda Estadual (caso contrário, não será aceito o processo de Baixa - se tiver vinculado a outro escritório ativo não terá necessidade).

Baixa de Registro Cadastral de Sociedade

» Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);
» Fotocópia do Distrato Social (registrado);
» Os responsáveis técnicos deverão desvincular-se da responsabilidade técnica das empresas perante a Secretaria da Fazenda Estadual (se tiver vinculado a outro escritório ativo não terá necessidade).

Baixa de Registro Empresário MEI EIRELI

» Preenchimento do requerimento padrão CRCSC (preencher todos os campos, sem rasuras);
» Fotocópia do Distrato Social (registrado);
» Os responsáveis técnicos deverão desvincular-se da responsabilidade técnica das empresas perante a Secretaria da Fazenda Estadual (se tiver vinculado a outro escritório ativo não terá necessidade).

Fiscalização
  • 01) O que é a Certidão de Habilitação Profissional- CHP?

    É o documento contábil no Estado de Santa Catarina, destinado a fazer a autenticação e registro de livros comerciais, fiscais ou arquivamento de balanços e demais peças contábeis junto ao Registro do Comercio perante a Junta Comercial do Estado, conforme Convênios firmados através de Decreto Estadual.

  • 02) Como o contabilista deve solicitar uma CHP?

    Através do requerimento de etiqueta CHP que se encontra disponível no site do CRC. Após a impressão e preenchimento deste requerimento, deve o contabilista dirigir-se a sede do CRC mais próxima de sua localidade.

  • 03) O contabilista em situação irregular pode solicitar CHP?

    Não, somente o contabilista em situação regular perante o CRC pode receber as etiquetas. No caso de sociedade todos os sócios deverão estar regulares junto ao CRC.

  • 04) Como posso saber se a CHP tem validade?

    A etiqueta CHP tem validade até 31 de março de cada ano, esta data é impressa na própria etiqueta CHP.

  • 05) Qual o limite de etiquetas CHP pode ser solicitado por um contabilista?

    Até o limite de 100 (cem) etiquetas por semestre é fornecido gratuitamente, ultrapassado este limite é cobrado R$ 0,10 (dez centavos) por etiqueta.

  • 06) Pode ser utilizada uma etiqueta CHP em uma Decore?

    Não, a etiqueta CHP serve somente para registro de livros contábeis, fiscais e peças contábeis.

  • 07) As etiquetas CHP quando solicitadas para uma organização contábil, em nome de qual sócio será impressa?

    Neste caso a etiqueta CHP será impressa no nome do sócio indicado pelo contrato social como responsável técnico.

  • 08) Pode ser utilizada uma etiqueta CHP em uma Decore?

    Não, a etiqueta CHP serve somente para registro de livros contábeis e fiscais, peças contábeis.

  • 09) Pode ser emitida etiqueta CHP para empregados de organizações contábeis?

    Sim, desde que o empregado assine conjuntamente com responsável técnico (proprietário do escritório) no requerimento de solicitação das respectivas etiquetas CHP, sendo observado ainda que o CRC expedirá somente a quantidade de etiquetas CHP necessário para uso do empregador (responsável técnico).

  • 10) As etiquetas CHP podem ser solicitadas por contabilistas de outros estados?

    Sim, desde que o contabilista possua um registro secundário no CRCSC, sendo necessário nesta situação apresentar a comprovação do vínculo.

Registro
  • 01) Como faço para me registrar no CRCSC?

    Após aprovação no Exame de Suficiência, imprimir certidão pelo site da prova, acessar o sítio www.crcsc.org.br e fazer o pré-cadastro contabilista, imprimir os requerimentos e taxas, pagar dirigir-se ao CRC ou DELEGACIA com toda documentação original, 1 dia após o pagamento.
    Documentação:
    2 (duas) fotos 3x4* iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, aprovação no exame de suficiência, se formado após a Lei 12.249 de 14/06/2010 . Diploma devidamente registrado ou Histórico escolar e declaração da Faculdade contendo a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, e que o diploma se encontra em processamento no órgão competente para registro, devendo conter: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído, sua carga horária e data da colação de grau. (NÃO SERVE DECLARAÇÃO COM DATA PREVISTA PARA COLAÇÃO DE GRAU, tem que já ter colado grau), fornecido pelo estabelecimento de ensino, ou certidão de inteiro teor expedida por órgão competente; carteira de identidade*que consta no diploma*, C.P.F, título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, inscrição pré-registro, taxa de registro e anuidade proporcional.

  • 02) Quando posso pedir a Baixa do Registro?

    Quando não exercer quaisquer atividades relacionadas à Contabilidade, ou seja, aquelas
    expressas na Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

  • 03) Por quanto tempo posso manter com meu Registro baixado?

    A baixa poderá ser por tempo indeterminado, desde que o profissional não esteja exercendo a atividade contábil.

  • 04) Quando é necessário fazer o Exame de Suficência?

    Quando a data de colação de grau for posterior a 14/06/2010 – conforme Res. CFC n° 1.486/2015.

  • 05) Para restabelecer meu Registro é necessário frazer o Exame de Suficiência?

    Não, conforme estabelecido pela Res. CFC n° 1.486/2015. Acesse o site do CRCSC, no link Registro – Pessoa Física – Restabelecimento de Registro, lá você encontrará listada toda documentação necessária, junte-as e se dirija a Delegacia mais próxima ou a SEDE.

  • 06) Quero fazer alteração de categoria de Técnico Contábil para Contador. Preciso fazer o Exame de Suficiência?

    Sim, conforme expresso na Res. CFC n° 1.486/2015, Art. 2, inciso II.

  • 07) Como fazer o pedido da Carteira?

    Acesse o link “solicitação de carteira” no site do CRCSC, digite o número do seu Registro, confira todas as informações impressas, se corretas, imprima-o juntamente com o boleto de pagamento e leva até a delegacia mais próxima ou a SEDE do CRCSC. Não imprima o requerimento em papel do tipo reciclado, não assine e não coloque sua digital. Este procedimento deverá feito no ato da entrega do requerimento, pois existe um padrão a ser seguido.

  • 08) Perdi minha carteira, como proceder?

    Primeiramente registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. Caso você já tenha o novo modelo de carteira (com chip), basta acessar o link “solicitação de carteira”; o sistema fará a seguinte pergunta: deseja o reaproveitamento dos dados bimétricos? Se você clicar nesta opção e confirmar, não será necessária nova a coleta de assinatura, digital, nem foto. Assim, você não precisará ir até delegacia ou a SEDE, basta passar o comprovante de pagamento por email para: registro2@crcsc.org.br e aguardar cerca de 30 (trinta) dias para receber a nova carteira. A carteira será impressa com os dados já arquivados no sistema.

  • 09) Posso constituir uma Sociedade com pessoas que não tenham formação acadêmica na área Contábil?

    Sim, pode. Todavia, essas pessoas têm que ter uma profissão regulamentada por um Conselho
    ou Ordem, a exemplo de Conselho de Administração, Nutrição, Medicina, O.A.B., dentre
    outras. Salientamos que no ATO CONSTITUTIVO, o sócio majoritário deve ser o profissional contábil e que, deve haver neste ATO, uma cláusula específica fazendo menção que a responsabilidade técnica pela empresa deverá ser de um técnico ou Contador.

  • 10) Como me regularizar junto ao CRCSC para prestar serviços a terceiros?

    Você deverá constituir uma organização e registrar no CRCSC, na forma de Empresa Individual de Responsabilidade Ltda – EIRELE, ou, na forma de Micro Empreendedor Individual – MEI, ou ainda como EMPRESÁRIO.

  • 11) A aprovação no Exame de Suficiência é obrigatória para todos os bacharéis em Ciências Contábeis que desejarem se registrar no CRCSC?

    Quando a data da conclusão do curso em Ciências Contábeis for anterior a 14/6/2010, não é necessário realizar Exame de Suficiência, conforme determina a Resolução CFC n.º 1.486/2015. Quando a conclusão do curso for posterior a 14/6/2010, a aprovação no exame é obrigatória.

  • 12) Como faço para alterar meu nome, pois casei (divorciei, etc...)?

    Para fazer alteração de nome é necessário abrir processo, para isso comparecer ao CRC para assinar requerimento e efetuar pagamento de Taxa no valor de R$ 49,00 com os seguintes documentos: Requerimento ( retirar no site do CRCSC, Certidão de Casamento ou divórcio e 1 foto 3X4 e comprovante de residência).

  • 13) Como faço para alterar meu registro de Técnico em Contabilidade para Contador? Preciso fazer o Exame de Suficiência?

    Para Alteração de categoria é necessário aprovação Exame de Suficiência, se formado após 14/06/2010. Comparecer ao CRC para dar entrada em processo, assinar requerimento e pagar a taxa correspondente. Documentos: Cópias do Diploma ou Histórico e declaração (não serve declaração com previsão de colação de grau), RG, CPF e duas fotos 3X4.

  • 14) Como faço para obter o registro de Técnico em Contabilidade?

    O prazo para registro de Técnico em Contabilidade, foi até 1º de junho de 2015, de acordo com a Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, que altera os Decretos-Leis nºs 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969. "Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovado em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.
    Os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão.

  • 15) Como faço suspender temporariamente ou baixar o registro?

    Para Baixar seu registro é necessário: Preencher requerimento (retirar no site do CRCSC), juntar o comprovante do não exercício da profissão, conforme listado no site. A baixa em janeiro gera 1/12 da anuidade / fevereiro 2/12 e março 3/12, a partir de abril anuidade integral. A cópia CTPS deve ser da foto até último contrato e pagina seguinte ou comprovante da aposentadoria. Pode comparecer em uma de nossas delegacias - endereços no site. Depois se for preciso basta restabelecer o registro, não há prova para requerer o restabelecimento. O profissional não poderá: ocupar cargo contábil e/ou executar qualquer atividade prevista no art. 25, do Decreto-lei 9295/46 e Resolução CFC 560/83. O fato de não ser responsável técnico, não dispensa o registro no conselho de classe. A obrigatoriedade é pelos serviços que executa.

  • 16) Como me regularizar junto ao CRCSC para prestar serviços Contábeis

    Você deverá constituir uma organização e registrar no CRCSC, na forma de Sociedade, EIRELE, ou ainda como EMPRESÁRIO.

  • 17) Como solicito a 2ª via de carteira e qual o prazo para receber?

    Acessar o sítio www.crcsc.org.br – Serviços on-line – Solicitação de Carteira. O sistema fará a seguinte pergunta: deseja o reaproveitamento dos dados biométricos? Se você clicar nesta opção e confirmar, não será necessária nova a coleta de assinatura, digital, nem foto. Assim, você não precisará ir até delegacia ou a SEDE, basta passar o comprovante de pagamento por email para: registro2@crcsc.org.br e aguardar cerca de 30 (trinta) dias para receber a nova carteira. A carteira será impressa com os dados já arquivados no sistema.
    1. REQUERIMENTO ON-LINE: Preencha o requerimento da nova carteira clicando no botão Solicitar Carteira, confira seus dados pessoais e atualize seus dados de comunicação (endereço, telefone e e-mail), havendo alguma divergência nos dados pessoais, continue o requerimento normalmente, pois no momento da validação do pedido os dados poderão ser corrigidos, mediante apresentação da documentação comprobatória.
    2. PAGAMENTO DA TAXA DE EMISSÃO: Ao finalizar o requerimento da carteira, imprima o boleto bancário para pagamento da taxa de emissão da nova carteira, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais), e efetue o pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Caso necessite emitir uma segunda via do boleto, basta clicar no botão Reimprimir Boleto.
    3. VALIDAÇÃO PRESENCIAL: Para validar o seu pedido, compareça ao CRC de sua jurisdição, portando uma foto 3x4, o comprovante de pagamento da taxa de emissão da carteira e o comprovante de dados pessoais ou dos documentos alterados. Na validação presencial, haverá também a coleta da impressão digital e da assinatura.
    Aviso importante: Devido ao processo de gravação de imagens a laser na confecção da nova carteira, a fotografia 3x4 deverá ter fundo branco, ser próxima da cabeça e no alto dos ombros, de forma que sua face tome entre 70% e 80% da fotografia.
    Em até 30 (trinta) dias após a validação presencial do pedido, o fabricante enviará a nova carteira para a sede do CRC, onde ficará disponível para ser retirada pelo profissional.

  • 18) Irei me mudar para outro estado. Preciso transferir meu registro?

    Caso o profissional passe a ter residência fixa em outro estado (diferente do estado do seu registro), é necessário fazer a Transferência de Registro. Neste caso, solicite, no CRC do estado para onde estiver se mudando informações sobre a documentação e os valores necessários para a transferência.

  • 19) O que devo fazer para restabelecer o meu registro?

    Para restabelecimento do registro, basta preencher requerimento (retirar no site do CRCSC), pagar taxa e anuidade (proporcional ao ano que estiver requerendo), com os seguintes documentos: comprovante de residência, 1 foto 3x4, identidade e CPF. Não é necessário fazer prova para restabelecer.

  • 20) O que preciso fazer para transferir meu registro para o CRCSC?

    Para transferência, você deve estar em dia com CRC de origem, comparecer ao CRCSC com documentos pessoais, diploma, duas foto 3x4, comprovante de residência, pagar taxa e preencher formulário requerendo transferência.

  • 21) Por quanto tempo posso manter meu registro baixado?

    A baixa poderá ser por tempo indeterminado, desde que o profissional não esteja exercendo a atividade contábil.

  • 22) Posso constituir uma sociedade com pessoas que não tenham formação acadêmica na área contábil?

    Sim, pode. Todavia, essas pessoas têm que ter uma profissão regulamentada por um conselho ou ordem (por exemplo, Conselho de Administração, Nutrição, Medicina, OAB, entre outros) e devem estar em situação regular junto a seu conselho ou ordem. Salientamos que, no ato constitutivo, o sócio majoritário deve ser o profissional contábil e que deve haver, neste ato, uma cláusula específica mencionando que a responsabilidade técnica pela empresa deverá ser de um técnico ou contador.

  • 23) Preciso tirar um registro para trabalhar em outro estado, o que fazer?

    Para fazer a comunicação do exercício profissional em outra jurisdição, basta acessar o site do CRC www.crcsc.org.br - serviços on-line - comunicação do exercício profissional em outra jurisdição - para comunicar o exercício profissional em outra jurisdição - abre uma janela ou pop - Informar número de registro e senha - acessar o sistema e fazer a comunicação, em torno de 24 horas vai resposta por email.

  • 24) Qual é o prazo para eu solicitar meu registro depois de ter sido aprovado(a) no Exame de Suficiência?

    Conforme a Resolução CFC n.º 1.518/2016, todos os profissionais que passaram no Exame de Suficiência podem solicitar seu registro a qualquer tempo, ou seja, não há um prazo de vencimento da aprovação no exame. Ela é válida a qualquer tempo.

  • 25) Recebi minha carteira de identidade profissional com o chip. Tenho direito à certificação digital gratuita?

    A carteira profissional do CRCSC já vem com o chip, porém sem o certificado.
    O CRCSC tem parceria com a Fenacon que oferece o primeiro ano de certificação digital gratuita. Os interessados devem entrar em contato no site http://www.fenaconcd.com.br/carteira-do-contabilista, para receber instruções. Mas de qualquer forma, fica a critério do profissional escolher a empresa certificadora que desejar.

Atendimento
  • 01) Posso parcelar a anuidade do ano em exercício?

    A anuidade do exercício pode ser parcelada diretamente pelo site em serviços on-line no acesso restrito ao cadastro,em até 7 (sete) parcelas mensais, as parcelas com vencimento após 31/03 serão atualizadas, mensalmente, pelo IPCA;

    As anuidades e parcelamentos requeridos após 31 de março, terão seus valores atualizados, mensalmente, pelo IPCA e acrescidos de multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês.

  • 02) Como posso parcelar débitos em atraso?

    Os débitos em cobrança administrativa podem ser parcelados diretamente pelo site em serviços on-line no acesso restrito ao cadastro, os débitos em cobrança judicial podem ser negociados por telefone ou pessoalmente com o setor de cobrança, na sede do CRCSC ou com uma das macro-delegacias.