Eventos

Câmara Técnica Debate “Contabilidade Internacional: Principais diferenças entre as Normas Contábeis e Tributárias no Brasil e nos EUA”

Local: Canal oficial do CRCSC no YouTube
Data: 26 de abril de 2023
Horário: 09:30 às 11:30
Certificado: Acesse aqui

Normas contábeis e tributárias adotadas nos Estados Unidos e as principais diferenças com as adotadas no Brasil, são o foco da próxima Câmara Técnica Debate, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). O evento “Contabilidade Internacional: Principais diferenças entre as Normas Contábeis e Tributárias no Brasil e nos EUA”, está marcado para o dia 26 de abril (uma quarta-feira).

Um evento essencial para quem tem interesse, por exemplo, em atuar em grandes empresas de capital aberto com subsidiários estrangeiros, por exemplo, ou em empresas americanas que estejam no Brasil.

Quem palestra sobre o assunto é o doutor em Contabilidade Jorge Eduardo Scarpin, que é membro do Institute of Management Accountants (IMA) nos EUA e do Decision Sciences Institute (DSI), além de professor universitário.

“Para estas situações, o contador precisa ter ao menos conhecimento das normas americanas, para que possa prestar informações ao controlador nos Estados Unidos”, destaca um dos debatedores do evento, o contador e auditor Luiz W. Jung, que é membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do CRCSC e integrante da Moore Global.

Ele explica que as normas internacionais adotadas no Brasil e em diversos países da Europa, por exemplo, são distintas das vigentes nos Estados Unidos. Enquanto aqui valem as IFRS (International Financial Reporting Standards, um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo International Accounting Standards Board), na América do Norte os padrões respeitam as diretrizes do FASB (Financial Accounting Standards Board).

O vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, também será debatedor desta edição da Câmara Técnica.

O evento abordará temas como os campos de atuação do contador nos EUA e Brasil, registro profissional do contador que atua no exterior, normas contábeis americanas para pequenas e microempresas, para grandes empresas e empresas de capital aberto, além de regras tributárias nos EUA.

Clique aqui e acesse o material!

PONTUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

Capacitadora: SC-00002