Em sessão presencial, plenária de junho traz para a discussão principais pontos da contabilidade

Data: 23 de junho de 2022
Créditos: Isabella Miranda

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina realizou, na quarta-feira (15), a sessão plenária de junho, com o objetivo de debater as deliberações das câmaras e discutir sobre as principais pautas da profissão contábil. Para a realização do momento, o conselho diretor e os conselheiros se reuniram na sede do Conselho, em uma sessão presencial, com transmissão on-line, aberta a todos os profissionais da contabilidade que desejassem participar.

Marisa L. Schvabe de Morais, presidente do CRCSC, abriu a plenária, agradecendo a presença de todos e reiterando a importância da reunião. A presidente também -enalteceu profissionais que prestigiavam o momento: o Contador Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Jefferson Fernando Grande, o conselheiro do CFC e ex-presidente do CRCSC, Sergio Faraco, o ex-presidente do CRCSC, Juarez Domingues Carneiro, o presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, o vice-presidente do SESCON GF, Diego Garcia Cristofolini, o presidente da AMPE, Piter Santana e o presidente da Sincofaz, Sandro Medeiros Alves. De forma virtual, também se fizeram presentes a delegada do CRCSC de São José, Gladys Sara Sarobe, e a representante da Contaf, Laura C. F. Gehrke.

Em seguida, a presidente pontuou que a Secretária Adjunta da Fazenda do Estado, Michele Patricia Roncalio, e o Contador Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Jefferson Fernando Grande, iria realizar a entrega do  Balanço Geral de 2021 para o CRCSC, como fonte de pesquisa e conhecimento. O material, desenvolvido anualmente pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais da Secretaria da Fazenda, foi entregue ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCESC) no dia 4 de abril e a emissão do parecer pela Corte de Contas ocorreu no dia 01 de junho último.

A Secretária Adjunta da Fazenda e vice-presidente Institucional e de Relacionamento com os Profissionais, Michele Patricia Roncalio, fez uso da palavra e ressaltou: “Entregamos em abril o Balanço para o Tribunal de Contas, que por sua vez deve emitir o parecer em até 60 dias das contas. Em junho, o Tribunal de Contas fez a sessão para emissão do parecer quanto as contas de 2021, aprovando-a por unanimidade e sem ressalvas e, assim, temos o prazer de trazer uma via para a presidente do CRCSC, uma para a biblioteca e outra para que nosso conselheiro federal, Sergio Faraco, direcione ao Conselho Federal de Contabilidade. Foi histórico uma aprovação sem ressalvas, principalmente depois da lei de responsabilidade fiscal, e isso só acontece com uma gestão pautada no equilíbrio e no compromisso com a eficiência na aplicação dos recursos”.

O Contador Geral também destacou que “Esse é um balanço muito especial para nós, que foi aprovado sem ressalva. É algo que depende muito da gestão, mas sempre penso que a maneira como você espelha o número, ajuda muito a sociedade e os conselheiros a entenderem e fazerem um julgamento correto. Obviamente o setor público tem suas diferenças, mas sempre buscamos ter as melhores práticas”, pontuou Jeferson.

A presidente Marisa agradeceu a entrega do balanço e reforçou: “Para o CRCSC é uma honra receber em mãos um documento tão relevante para o desenvolvimento de Santa Catarina, que apresenta o que foi realizado e proporciona uma ampla visão das finanças públicas. Sabemos como esse material retrata o fruto de tanto trabalho e dedicação dos profissionais envolvidos”.

Encerrado o momento, os profissionais escutaram as palavras do presidente do SESCON GF, José Carlos de Souza, que discursou brevemente sobre a importância da parceria entre o SESCON e o CRCSC: “Parceria é uma mão de via dupla e deve ser bom para as duas entidades para que os resultados desses esforços sejam benéficos, e eu percebo que estamos em sintonia de propósito, que tenhamos um caminho longo e próspero pela frente.”

O vice-presidente da AMPE, Piter Santana, também participou da reunião e apresentou a Associação de Micro e Pequenas Empresas, ressaltando, em sua fala, a importância dos pilares de representatividade e capacitação, além de ressaltar a importância do CRCSC para as empresas.

Em seguida, os vice-presidentes fizeram as deliberações das suas câmaras, trazendo para apreciação as principais decisões e projetos que estão sendo encaminhados, como o programa Contabilidade em Pauta, a Política de Armazenamento de Dados, Documentos e Arquivos (PADDA) do CRCSC, o projeto Reconectando e Valorizando Você, a entrega das carteirinhas profissionais em formato físico e o Parecer CCI – Prestação de contas maio/2022 do CRCSC, conforme ata n°2022/170, além da apresentação da articulação nacional para criação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira.

Ao longo da sessão, o Conselheiro do CFC e ex-presidente do CRCSC, Sergio Faraco, realizou uma fala atualizando os presentes sobre algumas das pautas em discussão no CFC, além disso, ressaltou que a ex-conselheira do CRCSC, e atual conselheira do CFC, Marlise Alves Teixeira, iria ser nomeada Coordenadora da Comissão da Mulher em caráter nacional.

Quem também fez o uso da palavra foi o ex-presidente do CRCSC, Juarez Domingues Carneiro: “Estamos vendo uma renovação dentro do Conselho, como é importante fazer uma peregrinação aos gabinetes, como foi feito na semana passada, em Brasília. O que for possível fazer pela classe contábil e pelos profissionais com certeza terão em mim uma pessoa que estará junto com vocês.”

Encerrando a sessão, a presidente do CRCSC sinalizou que a plenária de agosto será realizada em Balneário Camboriú, e que acontecerá juntamente com uma agenda de eventos que será divulgada em breve.

Confira as fotos aqui.