Mudanças nas normas para MPEs foi tema da Câmara Técnica Debate de agosto

Data: 18 de agosto de 2022
Créditos: Maitieli Weber

Na manhã desta quarta-feira (17), aconteceu mais uma edição da Câmara Técnica Debate do CRCSC. O tema debatido foi “As mudanças nas normas para MPEs - NBC TG 1001 e NBC TG 1002” e teve como objetivo trazer para a discussão as novas normas brasileiras de contabilidade aplicadas para Microentidades e Pequenas Empresas - NBC TG 1001 e NBC TG 1002. O momento aconteceu de forma on-line, no canal oficial do CRCSC no Youtube.

Para palestrar, estiveram presentes Eliseu Martins, Consultor; Professor e Livre-Docente pela FEA/USP, e Monica Foerster, Contadora; Auditora; Membro do Conselho de Administração do Ibracon Nacional e Conselheira do CFC Gestão 2022-2025. Os profissionais estavam acompanhados dos debatedores: Roberto Aurélio Merlo, vice-presidente Técnico do CRCSC e Wellington do Carmo Cruz, Coordenador Adjunto da Câmara Técnica do CFC.

A presidente Marisa Luciana Schvabe de Morais recebeu os participantes e falou brevemente sobre a importância do tema: “Os convidados que trazemos hoje justificam muitíssimo essas duas horas de discussão. Tenho certeza de que será uma manhã que irá nos preparar para as mudanças que estão aí na nossa porta, em termos das normas para as micro e pequenas empresas”, destacou.

Na sequência, o vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, fez o uso da palavra e reiterou o objetivo da Câmara Técnica Debate, que tem como slogan “contabilizando com responsabilidade”, que é o de desenvolver a cultura do estudo e debate das normas contábeis aplicados ao exercício profissional e a legislação vigente na atuação do profissional da contabilidade. Merlo ainda enfatizou sobre temas relevantes e contemporâneos que são tratados pela CTD e sobre os mais de 500 profissionais inscritos nesta edição.

Ele fez a apresentação do currículo dos palestrantes, passando a palavra em seguida. Mônica fez a abertura dos trabalhos, explicando como se daria a abordagem: “Vou fazer uma breve introdução, as principais referências, como foi o histórico e como chegamos no desenvolvimento dessas duas normas dentro de um grupo e, após, iremos explorar, tecnicamente, quais foram as principais modificações”, relatou a palestrante, iniciando sua fala sobre a confusão sobre a aplicabilidade das normas vigente, a aplicação do CPC PME para empresas de pequeno porte e a manutenção da contabilidade.

Dando seguimento ao evento, Eliseu Martins fez o uso da palavra e trouxe sua experiência tratando sobre elementos concretos e os novos critérios e condições nas novas normas. “A partir de agora, vou comentar os principais pontos que foram tratados por essas normas”, explicando que o material trazia temas que, no ponto de vista dos palestrantes, são os principais. “Nós escolhemos alguns dos que consideramos os melhores pontos a serem comentados e comparados”, enfatizou, iniciando a abordagem pelo item “demonstrações”.

Além do debate sobre o assunto entre os convidados, foi possível enviar perguntas no chat do Youtube, que foram prontamente respondidas pelos profissionais.

Esta essa edição da Câmara Técnica Debate já conta com mais de 1.600 visualizações e pode ser acessada no canal do CRCSC no Youtube, clicando aqui.