Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Dedicação e Compromisso: Saiba a trajetória que Marisa Schvabe percorreu até a presidência do CRCSC


Data: 20 de setembro de 2022
Fotos:
Créditos:


“A força contábil unida pela valorização”. Com este slogan, iniciou-se o mandato da atual presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marisa Luciana Schvabe de Morais. Ao todo, são quase 20 anos de dedicação à classe contábil no sistema no sistema CFC/CRC’s, com passagens no Conselho Diretor do CRCSC e como conselheira do Conselho Federal de Contabilidade.

Na área acadêmica, Marisa atualmente é Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, e dedica sua tese a estudar acerca da liderança voltada para os escritórios de contabilidade. Como docente, atua há quase 25 anos em sala de aula, sendo 15 destes na função de coordenação. Uma bagagem que permitiu que a presidente compreendesse o que as futuras gerações almejam para a profissão.

Juntamente ao Conselho Diretor do CRCSC, Marisa apresentou um Plano de Gestão para o biênio 2022/2023 bastante completo, englobando os três pilares do Conselho: fiscalização, registro e educação continuada. Ao todo, são 45 projetos, que visam um objetivo em comum: valorizar a profissão contábil em Santa Catarina.

Para conhecer melhor a presidente Marisa, sua trajetória e a perspectiva dos próximos meses em relação ao CRCSC, confira a entrevista pelo Departamento de Comunicação:

 

  • Como foi a sua trajetória como profissional da contabilidade até a presidência do CRCSC?

 Minha trajetória profissional na contabilidade sempre foi na docência. Eu recém havia saído da graduação em 1997 e quase que, automaticamente, no início de 1998, eu estava em sala de aula na docência, já começando nesse período o meu mestrado. Desde então, são 24 anos na mesma instituição de ensino superior, em sala de aula, acumulando a função de coordenadora de cursos há pelo menos 15 anos. Paralelo a esse trabalho junto à universidade e à docência, eu também desempenhei diferentes atividades no sistema CFC/CRC’s, iniciando em 2000 no Programa de Educação Continuada (PEPC) do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, e desde lá em diferentes frentes, tanto no CRCSC, quanto no Conselho Federal de Contabilidade. No CRCSC estive vice-presidente na gestão do Sérgio Faraco, no CFC, nas duas últimas gestões, como conselheira suplente, e também membro de inúmeras comissões de trabalho.

 

  • Quais são os principais projetos da Presidência para a gestão 2022-2023?

Nós, incluindo o grupo de conselheiros que assumiu os 2/3 do plenário do CRCSC em janeiro deste ano, somado a um 1/3 do plenário que já estava na casa, temos como Plano de Gestão um conjunto de projetos substancial a ser desenvolvido. Para ser mais exata, são 45 projetos que nós construímos e trabalharemos para implementá-los nesses próximos dois anos, ou quatro, não necessariamente eu estando na presidência. Embora o conjunto de projetos seja bastante significativo, alguns são chaves ou mais urgentes, dentre eles, a Educação Profissional Continuada, que está sempre no radar da gestão que pretendemos. A fiscalização também é uma das metas prioritárias, mas uma fiscalização diferenciada, voltada para uma orientação, uma prevenção, ou seja, uma fiscalização preventiva, muito mais do que punitiva. Fora isso, temos inúmeros outros projetos, alguns deles são bem ousados e inovadores, e alguns que já existiam, serão revitalizados. Contudo esse Plano de Gestão pretende valorizar ainda mais a classe contábil catarinense.

 

  • Como sua experiência acadêmica e profissional pode contribuir com suas atividades à frente do CRCSC?

Acredito que o fato de estar à frente de um curso de Ciências Contábeis e acabar lidando com diferentes áreas: auditorias, custos... pode de alguma forma beneficiar as ações que eventualmente iremos fazer, voltadas para essas áreas. Eu acredito que seja importante para a gestão do CRCSC, ter uma familiaridade com as diferentes áreas de atuação. Além de ouvir as expectativas dos alunos, a sala de aula nos dá um panorama importante do que esses pretensos profissionais pretendem encontrar no mercado de trabalho também. Com relação à formação acadêmica, tanto meu mestrado, quanto agora, recentemente, meu doutorado, estão voltados para a gestão. No mestrado a minha dissertação envolvia apoio à decisão, no doutorado, eu trabalho especificamente com o tema “liderança voltado para os escritórios de contabilidade”.Os diferentes estilos de liderança, é o que eu tenho estudado nos últimos anos em função da minha tese de doutorado. Estratégias de gestão é algo que eu estudo há algum tempo, e creio que isso pode contribuir para a própria gestão do CRCSC, juntamente com os meus pares, vice-presidentes e conselheiros.

  • Por último, quais suas expectativas para os próximos 1 ano e meio em relação ao Conselho?

As minhas expectativas são as melhores possíveis porque o grupo de profissionais que está à frente do Conselho, no plenário do CRCSC, está imbuído de um propósito muito firme, que é de dar o seu melhor em prol da classe contábil catarinense. Somamos muitas competências e muitos talentos nesse grupo, e acredito que essa soma está servindo para que consigamos implementar todas as ações e projetos que nos propusemos, fazendo desse período uma gestão diferenciada. 

 

CONHEÇA A PRESIDENTE

  • Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí – Santa Catarina
  • Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina
  • Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – Santa Catarina
  • Professora em Cursos de Graduação e Pós Graduação
  • Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Itajaí – SC (Campi Biguaçu e Itajaí) e do Curso de Administração (Biguaçu)
  • Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade – Gestões 2014/2017 e 2018/2021
  • Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade – Gestão 2010/2011
  • Membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis – desde 2017
  • Membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade
  • Membro do Conselho Editorial da RBC – Revista Brasileira de Contabilidade
  • Co-autora do livro ¨Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis¨ lançado pelo FBC – Fundação Brasileira de Contabilidade

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados