Plenária setembro: conselho diretor e conselheiros se reúnem em reunião virtual

Data: 20 de setembro de 2022
Créditos: Isabella Miranda

Nesta quarta-feira (14), o conselho diretor e os conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina estiveram reunidos virtualmente para a sessão plenária de setembro. A sessão, iniciada às 13h30, tratou das deliberações referentes às câmaras do CRCSC.

Marisa L. Schvabe de Morais, realizou a abertura da sessão e agradeceu a presença de todos, sinalizando, também, as presenças externas que prestigiaram o momento: Gladys Sara Sarobe (Delegada de Representação de São José); Juliana Larissa (Delegada de Representação de Joinville); Carlos Porfírio (Delegado de Representação de São José do Cedro); Naidion Luiz Perin (contador); Erson Leal Ramos (contador).

Em seguida, os vice-presidentes iniciaram o processo de deliberação das câmaras. Seguindo o cronograma, o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes, realizou uma apresentação e relatou os números dos 31 eventos e palestras já promovidos em 2022, em especial, os que estão sendo realizados durante o Mês do Contador, que acontece em setembro.

A presidente retomou a palavra e afirmou: “Lançamos o desafio de fazer uma programação intensa do Mês do Contador, e de pronto a equipe e as comissões se mobilizaram para que o resultado fosse esse e trouxesse possibilidades de capacitação, relevantes e técnicas. Quero registrar meus parabéns a todos, a você, a equipe e às comissões que contribuíram tanto.”

Em seguida, o vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, conversou com os presentes sobre os eventos da Câmara Técnica Debate e apresentou um panorama das próximas edições a serem realizadas, incluindo os temas que deverão ser abordados em 2023.

Itelvino Schinaider, vice-presidente de Administração e Finanças, apresentou a sua Câmara em seguida, ressaltando, em sua fala inicial, os aspectos positivos da gestão. Após, passou a palavra para o diretor financeiro do CRCSC, Cleber Dias, que apresentou algumas das pautas e atos normativos a serem homologados.

A Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina foi representada pelo conselheiro Willian Schmidtt, que no ato representava o vice-presidente Lecir dos Passos Ghisi. Número de agendamentos, acumulados de 2022 e emissão de notificação foram alguns dos assuntos explanados.

Édio Silveira, vice-presidente de Registro, seguiu com as falas da tarde, abordando os processos analisados pela câmara. Além disso, também trouxe um panorama dos contadores e técnicos em contabilidade do estado, divididos por gênero, categoria e faixa etária e tipos de organização contábil. “Sobre o Exame de Suficiência, quero parabenizar a comissão do CRCSC Jovem que está sempre fazendo uma recepção e uma ação aos estudantes que fazem as provas, é uma forma de acolhimento. São duas ocasiões que sempre me emocionam: o exame e a entrega de Cerimônia de Registro Profissional”, finalizou.

Liliane Maria Novaes, vice-presidente da Câmara de Controle Interno, também pontuou questões sobre as receitas e despesas previstas e realizadas, abrindo a palavra para que os conselheiros pudessem tirar suas dúvidas. O coordenador do departamento de Governança, Martinho Nunes, complementou a apresentação trazendo alguns dos dados do Relato Integrado 2022 e do Plano de Comunicação Interna da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Encerrada as apresentações, a presidente Marisa relatou brevemente acerca do projeto CRCSC Reconectando e Valorizando Você, explicando a importância do projeto: “Esse é o compromisso da gestão para nos aproximar dos profissionais de todo o estado, o objetivo principal é estar próximo e ouvir”, pontuou.