Abertura do 6° Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público aconteceu com presença de autoridades

Data: 10 de novembro de 2022
Créditos: Isabella Miranda

6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público teve início na manhã dessa quinta-feira (11), o evento, que tem como tema “Inovação e Evolução da Informação”, acontece durante todo o dia, e durante a sexta-feira (12). A abertura do seminário reuniu a presidência do CRCSC e representantes de entidades parceiras.

Estiveram presentes Marisa Luciana Schvabe de Morais (presidente do CRCSC); Michele Patricia Roncalio (representando o Senhor Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, Secretária Adjunta da Fazenda de Santa Catarina, coordenadora do seminário e vice-presidente Institucional do CRCSC); Sandro Medeiros Alves (presidente da SINDAF SC); Sérgio Faraco (ex-presidente do CRCSC); Moises Hoegenn (diretor de controle de contas do TCE/SC); Sisi Blind (diretora executiva da FECAM); Dalvair Jacinto Anghében (presidente da FECONTESC) e Juarez Domingues (presidente da JUCESC).

Para abrir os trabalhos e dar as boas-vindas aos presentes, Sandro Medeiros Alves iniciou os pronunciamentos: “Fico feliz de ver a casa cheia, em um dia em que voltamos aos eventos presenciais, quero cumprimentar a todos. Nós do SINDAF SC, temos como um dos pilares a educação, e é através disso que conseguimos avançar.”

Em seguida, representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas Prado, o conselheiro do CFC, Sérgio Faraco também manifestou seus cumprimentos. “O contador público é guardião da responsabilidade fiscal, hoje o país é muito mais transparente por causa de vocês. Temos que usar também a tecnologia a nosso favor, cerca de 25% dos contadores de SC são da área de contabilidade pública, um número expressivo.” O ex-presidente do CRCSC finalizou sua fala reiterando para que todos aproveitassem o evento.

Representando o presidente da FECAM, Jorge Koch, Sisi Blind agradeceu a parceria da instituição com o CRCSC: “Quero agradecer o convite e o que está sendo construído com o CRCSC. Esse evento mostra o avanço no ensino da contabilidade pública no estado.  Coloco a FECAM à disposição para termos ainda mais momentos como esse.”

Moises Hoegenn prosseguiu com os discursos da manhã, destacando, em especial, a importância do seminário para a contabilidade pública. “Queremos destacar a relevância do evento e o agradecimento ao convite para o Tribunal de Contas participar. Aqui estamos demonstrando a importância da qualificação dos profissionais da área pública.”

“O pior naufrágio é não partir”, com essa frase, do navegador e escritor Amyr Klink, Michele Patricia Roncalio, coordenadora do evento, secretária adjunta da Fazenda do Estado de Santa Catarina e vice-presidente Institucional do CRCSC incentivou todos os participantes a buscarem cada vez mais conhecimento. A vice-presidente agradeceu a presença de todos os que compunham a mesa,aos participantes e profissionais envolvidos no evento. “Todos os que estão aqui nesta mesa não estão por acaso, todos tem um grande apoio para o tema da contabilidade pública. Estou aqui também representando o governador do estado, Carlos Moisés.”

Encerrando o momento de discursos, a presidente do CRCSC também manifestou seu agradecimento e boas-vindas. Marisa também reafirmou a importância de um evento que abordasse a contabilidade pública: “Fico muito feliz que o grupo de conselheiros que trouxemos dessa gestão são efetivamente profissionais da área pública de diferentes esferas. Esse evento é parte do caminho que estamos construindo. Começamos os eventos presenciais, hoje, muito bem, com esse grupo seleto e essa programação muito cuidada e construída para vocês.”

Para acompanhar as informações da programação e fotos, acesse.