Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Confira como foi a manhã do primeiro dia do 6° Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público


Data: 10 de novembro de 2022
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


O 6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público teve seu primeiro momento de atividades na manhã de quinta-feira (10), com uma programação intensa e desenvolvida para abarcar a temática da edição “Inovação e Evolução da Informação”. Na manhã do primeiro dia, o público, composto de cerca de 165 inscritos, de 7 estados brasileiros e de mais de 55 municípios catarinenses, foi recebido em um momento de boas-vindas e acompanhou os discursos da mesa de autoridades, para conferir esse momento, clique aqui.

Durante o primeiro turno, aconteceu uma palestra e um painel, com temas de relevância para os participantes e para o debate da contabilidade pública. Confira como foi:

Palestra “Inovação e Evolução da Informação no Setor Público”

O Cofundador e Diretor Executivo da WeGov, André Tamura, foi o responsável por ministrar a primeira palestra do evento, com a moderação da vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC e coordenadora do evento, Michele Patricia Roncalio.

“O excesso de informação hoje é um problema, essa sensação todos nós temos, precisamos olhar para as instituições públicas hoje pelo viés da inovação, precisamos colocar em perspectiva como o setor público pode avançar com os recursos que estão disponíveis”, explicou André, iniciando o debate.

O diretor da WeGov também pontuou sobre a transformação social e acerca do Ciclo de Inovação, composto de cinco pilares: disseminando aprendizados, identificando problemas, operando ideias, desenvolvendo propostas, implementando projetos e avaliando projetos.

Ao final, André lançou o questionamento para o público: “Qual foi a maior inovação que já aconteceu na contabilidade pública?”, os participantes pontuaram algumas respostas, como balanço patrimonial, comunicação com o cidadão, Lei Geral de Proteção de Dados e portal da transparência.

Michele foi a responsável por moderar as respostas: “A ideia é que a gente possa adentrar e refletir em cada procedimento que vamos discutir, pensando, assim, como fazer melhor e com a velocidade que estão exigindo o trabalho da contabilidade pública.”

Painel “Procedimentos contábeis Patrimoniais na Era da Inovação”

O tema do segundo momento da manhã foi abordado pelos painelistas Luciana Borges, contadora geral da Prefeitura Municipal de Salvador – Bahia, e Diego Arruda, Contador Geral do Município de Pomerode – Santa Catarina. A moderação ficou por conta do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSC, Dreone Mendes.

Luciana trouxe, em sua apresentação, tópicos como procedimentos contábeis patrimoniais, marcos regulatórios nacionais e obrigações por competência.

“Precisamos construir uma rede de relacionamento regulamentada de modo muito claro, de onde vem e para onde vai essa informação, para que possamos ter dados consistentes”, pontuou.

Em relação às obrigações por competência, Luciana explicou: “A grande estrela é as obrigações por competência, precisamos reconhecer, mensurar e evidenciá-las. Podemos, nesse momento, ver a evolução dos registros.”

Em seguida, Diego destacou, em sua fala inicial, a admiração pelos profissionais da contabilidade do estado: “Os contadores públicos de Santa Catarina são referência para mim”.

O contador contou como foi sua trajetória quando iniciou no município de Pomerode. “O nosso plano de contas era muito bagunçado, estruturei a planilha, busquei modelos, como balancetes de Indaial e Timbó, a fim de implantar e melhorar os procedimentos e, assim, fui criando o plano de contas. Uma mudança de cultura, mas a tecnologia veio para melhorar o trabalho.”

Responsável pela moderação, Dreone agradeceu a presença dos painelistas e trouxe uma reflexão do tema: “Vimos o exemplo de Salvador e Pomerode, e notamos que aquela figura antiga do guarda-livros não existe mais, agora temos que ser uma parte da gestão.”

Para conferir a segunda parte da programação do primeiro dia de evento, acesse.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados