CRCSC participa de reunião no SESCON GF sobre dúvidas e melhorias do novo Sistema de Tributação Municipal

Data: 2 de dezembro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), participou na tarde desta quarta-feira (30), da reunião promovida pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Consultoria, Informações, Perícias e Pesquisas da Grande Florianópolis (SESCON GF). O objetivo foi reunir profissionais da contabilidade e entidades, assim como a equipe técnica da prefeitura de Florianópolis/SC, para falar sobre inconsistências no novo Sistema de Tributação Municipal.

O encontro contou com a participação do conselheiro Sergio Silva, representando a presidente Marisa. L. Schvabe de Morais. Ele fez questionamentos sobre o sistema, como a não emissão de certidões negativas, parcelamento e pontuou que os profissionais da contabilidade necessitam de um prazo, o mais breve possível, para que as melhorias e ajustes sejam realizados.

Entre as dúvidas sobre a plataforma, estavam “Quando o sistema irá funcionar 100%, permitindo a impressão de alvarás, vinculação/desvinculação de empresas, sem precisar abrir processos ou enviar e-mail para a prefeitura”; “Como funciona a alteração do cadastro de contribuinte que deixou de ser simples nacional, dentro do sistema de emissão”; “Se a geração do livro eletrônico será pelo sistema Betha e se a vinculação será uma a uma.”

O SESCON GF e o CRCSC, assim como os demais participantes, sugeriram a realização de outras reuniões para sanar dúvidas e alinhar um treinamento para os profissionais que utilizam a ferramenta.