Presidente do CRCSC participa de reunião para melhorias no sistema da prefeitura de Florianópolis para emissão de documentos contábeis

Data: 31 de janeiro de 2023
Créditos: Bianca Backes

Um encontro de representantes de entidades contábeis e empresariais com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, na tarde desta terça-feira (31), para tratar de problemas apresentados pelo novo sistema eletrônico de emissão de documentos contábeis do município rendeu resultados positivos.

Como sugerido em um manifesto assinado pelas entidades e entregue ao chefe do Executivo, de forma imediata, até sexta-feira, devem ser criados guichês específicos de atendimento a profissionais da contabilidade no Pró-Cidadão e na Casa do Empreendedor. Depois disso, a ideia é ampliar prazos de vencimento de tributos e da entrega de declarações. E, a médio prazo, retomar convênios como o que a prefeitura tinha com o CRCSC para compartilhamento de informações.

“Estamos aqui para auxiliar em possíveis soluções e essa primeira medida já é um sinal bastante positivo, pois além de não conseguirem acessar o sistema, os profissionais de contabilidade não estavam conseguindo atendimento de suporte”, destacou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, que juntamente com o conselheiro Sérgio da Silva integrou a comitiva.

Apenas em Florianópolis, são cerca de 2,5 mil profissionais de contabilidade devidamente registrados atuando na área e diretamente impactados com as falhas no sistema. Os problemas, consequentemente, vêm afetando serviços como abertura de empresas, regularização perante o Executivo Municipal, emissão de guias, certidões, negativas etc. No manifesto entregue ao prefeito, as entidades detalham os problemas e o impacto deles à economia.

A comitiva foi integrada por representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Consultoria, Informações, Perícias e Pesquisas da Grande Florianópolis (SESCON GF), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF); Associação Micro e Pequena Empresa (Ampe Metropolitana); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Floripa); Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc) e Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).