Imposto de Renda: Conselho Regional de Contabilidade recomenda que a declaração seja feita por profissionais contábeis

Data: 15 de fevereiro de 2023
Créditos: Bianca Backes

A Receita Federal anunciou o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023: de 15 de março a 31 de maio de 2023. O período envolve preocupação com documentos, prazos, formulários etc., o que pode ser sinônimo de dor de cabeça para grande parte dos contribuintes. Nessas horas, contratar o serviço de um profissional registrado é a melhor alternativa, de acordo com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).

“Deixar essa tarefa com um conhecido que acha que entende do assunto, mas não é da área, ou fazer a declaração por conta própria, pode ter consequências, como cair na malha fina e pagar mais imposto do que o devido. É o famoso barato que sai caro. Já o profissional da contabilidade está habituado aos sistemas da receita, conhece a fundo a legislação tributária e está atualizado quanto às alterações de cada período”, alerta a presidente do Conselho, Marisa Luciana Schvabe de Morais.

Ao contratar o serviço, é importante verificar se o profissional é devidamente registrado no conselho de classe (consulte aqui) e solicitar um recibo após o serviço realizado.

Outra dica valiosa da dirigente do CRCSC é não deixar o assunto para a última hora. “Já é possível se antecipar, procurando o profissional da contabilidade e entendendo qual é a documentação que pode ser antecipada em cada caso”, aconselha Marisa.

Por que contratar um profissional da contabilidade para declarar o IR?

PRATICIDADE
. Documentos, formulários, normativas, prazos, atenção aos detalhes: tudo que envolve a declaração do IR pode ser motivo de preocupação para você, mas faz parte da rotina de trabalho de um profissional da contabilidade, que tem preparo técnico e segurança para realizar essa tarefa.

SEGURANÇA

. Um profissional da contabilidade sabe o que não pode faltar na declaração e você não corre o risco de cair na malha fina

. Declarar o IR da forma correta, com um profissional da contabilidade, evita surpesas na hora de realizar uma transação financeira, imobiliária etc.

ECONOMICIDADE

. O profissional da contabilidade saberá orientar a forma mais adequada de inserir, por exemplo, investimentos, tratamentos de saúde e transações imobiliárias para que o imposto pago não seja maior do que o devido, de fato.

. Por meio de análise dos documentos do contribuinte, o profissional de contabilidade também orientará sobre a forma mais apropriada de declarar o IR, se completa ou simples.

FAZER O BEM

. Além disso, o profissional da contabilidade pode ajudar o contribuinte a destinar o imposto devido a fundos autorizados que realizam projetos e ações destinados a idosos, crianças e adolescentes, conforme a legislação permite.

Que tal se adiantar? Saiba a documentação que já pode ser providenciada

. Informes de rendimentos de instituições financeiras, de salários, pró-labore, aposentadoria, pensão, de aluguéis de bens móveis e imóveis, além de outras informações como rendimentos de pensão alimentícia e doações

. Documentos de compra e venda de bens e outros direitos

. Documentos de dívidas e ônus contraídos e/ou que foram pagos no período

. Documentos que informem rendas variáveis, como ações – incluindo apuração mensal do imposto

. RG, CPF, endereço atualizado, cópia da declaração IRPF (completa) entregue no ano anterior – caso tenha;
. Recibos de planos de saúde e de despesas médicas e odontológicas (com CNPJ da empresa emissora e a identificação do paciente), despesas com educação e recibos de doações.