Certificado e Troféu de Responsabilidade Social será lançado nesta quarta-feira,

Data: 28 de março de 2011

As distinções, criadas pela Lei nº 12.918, de 23 de janeiro de 2004, serão concedidas anualmente a empresas privadas de pequeno, médio e grande porte e a entidades com fins não-econômicos. A participação é aberta às organizações que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, com ações que promovam o bem-estar da sociedade e preservação ambiental. Elas serão avaliadas por intermédio de seus Balanços Sociais. As inscrições abrem dia primeiro de abril pelo site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial
A Certificação de Responsabilidade Social e o Troféu Destaque SC é uma promoção conjunta da Assembleia Legislativa, Ministério Público de Santa Catarina, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), Observatório Social de Florianópolis (OSF); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) e Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio).
Os Balanços Sociais das instituições inscritas serão analisados com base em vários itens, como participação dos empregados nos resultados econômicos, as possibilidades de desenvolvimento oferecidas, o nível de interação com a comunidade e o cuidado com o meio ambiente. Serão concedidas duas modalidades de reconhecimento: Certificado de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC.
O primeiro será concedido às empresas privadas e entidades com fins não econômicos que apresentarem seu balanço social e atingirem pontuação mínima em relação aos indicadores. O Troféu será oferecido às empresas privadas certificadas, de acordo com seu porte e segmento de atuação, que apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de responsabilidade social, sendo classificadas segundo os indicadores qualitativos previstos.

\"\"Segundo a presidente da comissão mista que executa o projeto, contadora Raquel Souto, conselheira do  CRCSC, “o Certificado oferecido pelo Legislativo catarinense será uma referência para o cidadão, indicando que a empresa presta uma atividade para o bem-estar social. Já o Troféu Destaque Santa Catarina será oferecido por categorias, conforme o porte e segmento do empreendimento, de modo a garantir um tratamento igualitário a todos os participantes.”

Na visão do presidente do CRCSC, Sergio Faraco, ao divulgar o seu Balanço Social as organizações não estão apenas prestando contas à sociedade das ações que desenvolvem em favor da comunidade, de seus colaboradores e do meio ambiente. “O Balanço Social é um importante instrumento de gestão, que pode ajudar as empresas a traçar metas e melhorar seu desempenho, sob a ótica da responsabilidade social”, observou.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), define o Prêmio como um reconhecimento às empresas que têm preocupação efetiva com sua atuação social, além da sua função econômica. “Hoje isso já ocorre nas corporações, mas muitas vezes não tem o destaque devido. O objetivo é incentivar outras instituições a fazer o mesmo trabalho e prestar serviços à comunidade. Assim, o ganho econômico cresce simultaneamente à responsabilidade social, que será identificada por esta comenda oferecida pela Casa Legislativa”, explicou.

Inscrições
Para habilitar-se à Certificação e concorrer ao Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, as empresas privadas e entidades com fins não econômicos deverão realizar as inscrições no período de primeiro de abril a 30 de junho, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento eletrônico do formulário constante no site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Assembleia Legislativa / CRCSC