Lançado o Certificado e Troféu de Responsabilidade Social

Data: 31 de março de 2011

\"\"

Os presidentes da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, da comissão mista que desenvolve o projeto, Raquel Souto, e do CRCSC, Sergio Faraco, junto com o contador Neroci Raupp, que representa a ALESC na comissão

A Assembleia Legislativa, junto com o CRCSC e sete entidades, lançaram, nesta quarta-feira, dia 30, o Certificado e Troféu de Responsabilidade Social, que será entregue às empresas e entidades a entidades com fins não-econômicos que investem no bem-estar social e na preservação do meio ambiente. Elas serão avaliadas com base em seus  balanços sociais. As inscrições abrem dia 1º de abril pelo site www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (DEM), definiu o prêmio como um reconhecimento às empresas que têm preocupação com sua atuação social, além da sua função econômica. “Esse trabalho muitas vezes não tem o destaque devido. O objetivo é incentivar outras instituições a fazer o mesmo e prestar serviços à comunidade. Assim, o ganho econômico cresce simultaneamente à responsabilidade social, que será identificada por esta comenda oferecida pela Assembleia Legislativa”, explicou.

Falando em nome das entidades que integram o projeto, o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), de Glauco José Côrte, afirmou que a responsabilidade social é uma prática antiga entre as empresas catarinenses. “A certificação, nesse sentido, será um incentivo para que elas divulguem mais as suas ações”, observou. Para ele, quem ainda não incorporou a responsabilidade social em sua gestão está fora do novo conceito de desenvolvimento.

\"\"Os critérios de avaliação foram explicados pela presidente da Comissão Mista formada para desenvolver o projeto, a contadora Raquel Souto, representante do CRCSC. Segundo ela, após a análise dos Balanços Sociais, serão certificados todos os inscritos que atingirem uma pontuação mínima. Já o troféu será oferecido às empresas privadas certificadas que apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de responsabilidade social dentro de indicadores previamente definidos.  Souto enfatizou que, para garantir um tratamento igualitário a todos os participantes, as empresas serão classificadas de acordo com o seu porte e segmento de atuação. No final, seis delas serão agraciadas com o Troféu Responsabilidade Social.

O presidente do CRCSC, Sergio Faraco, ressaltou a importância do Balanço Social como um instrumento de gestão, que permite às organizações averiguar o seu grau de inserção na comunidade em que atuam, bem como o nível de satisfação dos colaboradores com a política de relações humanas da empresa. Faraco lembrou que o CRCSC foi o primeiro conselho de classe do país a publicar seu Balanço social, em 2001.

Laércio Ventura, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) e vice-presidente da comissão mista, lembrou que serão realizados nove workshops entre abril e junho, em diferentes municípios. Os eventos serão promovidos pela Escola do Legislativo. O professor Jorge de Oliveira Mussi, representante do Observatório Social de Florianópolis, parabenizou a iniciativa que deverá ser acompanhada pelos voluntários que compõem a instituição.

PARCERIAS
A Certificação de Responsabilidade Social e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC é uma promoção da Assembleia Legislativa com participação direta de oito entidades parceiras: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc); Ministério Público de Santa Catarina; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae); Observatório Social de Florianópolis (OSF); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc); Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio).

INSCRIÇÕES

Para habilitar-se à Certificação de Responsabilidade Social e concorrer ao Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, as empresas privadas e entidades com fins não-econômicos deverão inscrever seu Balanço Social de primeiro de abril a 30 de junho, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento eletrônico do formulário constante no site da Assembleia Legislativa - www.alesc.sc.gov.br/responsabilidadesocial

Fonte: Rossana Espezin (Comunicação Assembléia Legislativa) e Marcia Quartiero (Assessoria de Comunicação CRCSC)