Fiscalização se reúne com profissionais de Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul

Data: 31 de março de 2011

\"\"O CRCSC se reuniu com os profissionais de contabilidade da região de Balneário Camboriú, na sede do Sindicont Litoral, e de Jaraguá do Sul (foto), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, na terça e quinta-feira da semana passada, respectivamente. Nos encontros, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson Luis Francês, ministrou uma palestra sobre “Normas de Fiscalização do CRCSC nas empresas de Serviços Contábeis”.
Além das lideranças contábeis de cada região, estavam presentes o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, o vice-presidente Adilson Cordeiro e o conselheiro da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina José Mateus Hoffmann.
Em Balneário Camboriú estiveram presentes 32 profissionais e na cidade de Jaraguá do Sul, 62 contabilistas.
Em sua palestra, o vice-presidente de Fiscalização, Edson Francês, explicou a filosofia de trabalho da Fiscalização do CRCSC, bem como as mudanças que estão ocorrendo nesta área, fruto do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade e a aprovação da Lei 12.249/10, que alterou vários pontos da lei de regência da profissão contábil. Conforme ele, a nova realidade levou o Conselho Federal de Contabilidade a promover importantes alterações no próprio Código de Ética da categoria, que a partir de janeiro deste ano, já estão norteando o julgamento dos processos que tramitam nas Câmaras de Fiscalização. “O Código já contempla, por exemplo, a possibilidade de cassação do registro profissional, prevista na Lei 12.249/10”, observou.
    O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina também conversou com os profissionais sobre o papel do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Normas Brasileiras de Contabilidade e a aplicação das IFRS em Pequenas e Médias Empresas. Ele ainda apresentou dados da Fiscalização em 2010 e início de 2011 e comemorou os bons resultados do trabalho preventivo adotado pela atual gestão, que tem conseguido sanar problemas durante a própria visita do fiscal.

Assessoria de Comunicação CRCSC