Artigo: Dia do Profissional Contábil, por Sergio Faraco

Data: 25 de abril de 2011

Sergio Faraco*

Os profissionais da contabilidade comemoram o seu dia nesta segunda-feira – 25 de abril. Regulamentada há 65 anos, a profissão contábil nunca esteve tão em evidência como agora. Basta verificar a grande oferta de oportunidades de trabalho existente na área e o reconhecimento alcançado nos mais diferentes setores da economia.
A adoção pelo Brasil das normas internacionais de contabilidade (IFRS) reforça este novo perfil da profissão. Hoje, graças a elas, os resultados de uma empresa podem ser lidos e entendidos por acionistas e investidores em diferentes países do mundo. As demonstrações financeiras ganham maior clareza e transparência, reforçando o papel da Contabilidade como instrumento gerencial imprescindível a todas as organizações.
Atualmente, mais de 500 mil profissionais da contabilidade exercem a atividade no país. Aproximadamente 20 mil em Santa Catarina. É este contingente que, diariamente, assegura a saúde financeira das milhares de empresas em funcionamento no Estado, auxiliando-as a atender as exigências cada vez mais rigorosas do Fisco, bem como a encontrar soluções que melhorem o seu desempenho.
Os profissionais da contabilidade estão, hoje, presentes tanto na iniciativa privada como na esfera pública, onde viabilizam projetos primordiais para a boa aplicação dos recursos públicos, a exemplo do Portal da Transparência, que já está implantado no governo do Estado e em vários municípios catarinenses. Por este canal, criado pela Lei Complementar 131/2009 de 27 de maio de 2009, o cidadão pode acompanhar, pela internet, como está sendo investido o seu dinheiro, tornando-se ele mesmo um agente fiscalizador e moralizador da coisa pública.
Por tudo isso, podemos dizer que o crescimento e o futuro das organizações passam pelas mãos do contador, um profissional que – pelo poder da informação que detém – é peça-chave para que o país possa alcançar o nível de crescimento e de transparência almejado por sua população.

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de SC (CRCSC)