CRC de Santa Catarina participa do projeto CFC em Um Dia

Data: 19 de abril de 2023
Créditos: Maitieli Weber

Promover a participação dos profissionais das entidades representativas da classe de todas as regiões do país nas discussões e nos debates que envolvam o Sistema CFC/CRCs. Este é o objetivo do projeto CFC em Um Dia, que contou com a participação dos representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) na última semana.

O evento, realizado na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF) aconteceu entre os dias 10 e 13 de abril e contou com a presença do vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSC, Lecir dos Passos Ghisi, do conselheiro Wilian Schmidt, do delegado de representação Elton Rufino e do diretor institucional, Cláudio Petronilho.

No primeiro dia de encontro, os participantes acompanharam as reuniões das Câmaras regimentais, entre elas a de Fiscalização, presidida por José Domingos Filho representando Sandra Maria de Carvalho Campos; Assuntos Políticos Institucionais presidida por Manoel Carlos de Oliveira Júnior; Desenvolvimento Profissional presidida por José Donizete Valentina; Desenvolvimento Operacional presidida por Joaquim de Alencar Bezerra Filho; Técnica presidida por Ana Tércia Lopes Rodrigues e de Controle Interno, presidida por Vitória Maria da Silva.

No segundo dia, a comitiva visitou o gabinete da presidência e participou da primeira parte da reunião Plenária do CFC. No dia 13, terceiro e último dia de visitas, a equipe do CRCSC esteve presente na segunda parte da reunião plenária, participou de uma conversa com o vice-presidente de Registro Carlos Henrique do Nascimento e recebeu, das mãos do presidente Aécio Prado Dantas, um troféu de participação no projeto.

Ghisi avaliou como positiva a passagem em Brasília e disse que o projeto possibilita conhecer e acompanhar de perto o funcionamento do Sistema CFC/CRCs. “Estar na sede do CFC, acompanhando as reuniões das Câmaras e Plenária e ver como são os processos nos trouxe insights que podemos implementar no CRCSC, além de uma maior integração entre nosso regional e o Conselho Federal”, destacou.

Elton Rufino também falou sobre a honra em participar do projeto e enfatizou a vivência que adquiriu durante os três dias de imersão: “Como contador destaco as relações de amizade e parceria construídas, e enquanto delegado, reforço o aprendizado e conhecimento institucional mais detalhado do CFC que obtive. Saio desse projeto melhor instruído a fim de repassar informações para a base a qual estou inserido e ainda mais motivado para trabalhar na luta e na defesa dos interesses da classe contábil”, afirmou.

O projeto - O CFC em Um Dia prevê um sorteio mensal, durante a reunião Plenária, por meio do qual são definidos os profissionais que visitarão as instalações do edifício sede, em Brasília (DF), no mês subsequente, além da participação efetiva desses profissionais nas reuniões de Câmaras e Plenárias do CFC.