Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a importância dos serviços prestados pela classe

Data: 25 de abril de 2023
Créditos: Bianca Backes

Essencial a todas as áreas da economia: indústria, comércio, bens, prestação de serviços, turismo, na área pública e privada: estamos falando do profissional da contabilidade, celebrado, em âmbito nacional, neste dia 25 de abril. Em Santa Catarina, são quase 22 mil profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), que também conta com mais de 5 mil empresas devidamente registradas.

“Em uma pesquisa recente do Conselho Federal de Contabilidade, os empresários entrevistados responderam que profissionais da contabilidade os ajudaram em 86,39% nas tomadas de decisões e 86,51% na gestão financeira para que o seu negócio evoluísse”, explica a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais.

A  dirigente destaca que a sofisticação do sistema tributário e dos negócios torna a capacidade analítica destes profissionais cada vez mais necessária às empresas - assim como exige constante atualização. “Também por isso que a educação profissional continuada é uma das prerrogativas do Conselho. Só no ano passado, o CRCSC realizou 62 eventos e cursos, envolvendo, ao todo, mais de 40 mil participações”, explica a presidente do CRCSC.

A tecnologia e as novas demandas também têm ampliado o mercado de trabalho, com novas oportunidades de atuação para profissionais da contabilidade em empresas privadas, em escritórios, como consultores de investimentos, peritos no Judiciário, na administração pública etc.

“Os avanços tecnológicos são ferramentas que precisamos dominar, e não concorrentes. O que nos diferencia são as nossas competências, nossa capacidade analítica”, conclui Marisa.

O que dizem os representantes da sociedade civil organizada e do governo:

Confira o que dizem os representantes da Indústria (Fiesc), comércio, bens, prestação de serviços e turismo (Fecomércio SC Sesc Senac) e do Governo do Estado de Santa Catarina (Secretaria de Estado da Fazenda) sobre a importância dos profissionais da contabilidade:

"O sucesso das empresas depende da gestão profissional. Para isso, as informações geradas pelos profissionais da contabilidade são de extrema relevância. No Brasil, onde a legislação tributária é extremamente complexa e muda o tempo todo, isso é ainda mais importante."
Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC

“O profissional de contabilidade é um aliado no cumprimento dos objetivos das empresas, zelando pelas finanças, auxiliando na tomada de decisões e na conformidade dos negócios. Reconhecemos a dedicação e expertise desses profissionais tão importantes para o crescimento da atividade empresarial”.
Hélio Dagnoni, presidente do sistema Fecomércio SC Sesc Senac

“Os profissionais de contabilidade vão além dos números e transformam dados em informações. Esse trabalho é fundamental para auxiliar os gestores públicos e da iniciativa privada na tomada de decisões estratégicas para os negócios e consequentemente para Santa Catarina.”
Cleverson Siewert, secretário de Estado da Fazenda