Classe contábil criará grupo de trabalho para desburocratização dos processos tributários em SC

Data: 25 de abril de 2023
Créditos: Bianca Backes

A criação de um Grupo de Trabalho de representantes da classe contábil catarinense para a desburocratização dos processos tributários em Santa Catarina foi a pauta de uma reunião realizada na sede da Secretaria do Estado da Fazenda, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira. O titular da pasta, Cleverson Siewert, recebeu a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, o diretor institucional da entidade, Claudio Petronilho, o representante do CRCSC no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Faraco e o ex-presidente do CRCSC e do CFC Juarez Domingues Carneiro (quem irá coordenar a comissão) para tratar do assunto.

O movimento, liderado pelo CRCSC, envolverá também outras entidades representativas da classe contábil, como os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon) e a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc).

Durante o encontro, Marisa destacou a importância do alinhamento do Governo do Estado com a categoria e parabenizou o empenho pela simplificação dos processos burocráticos em prol do desenvolvimento econômico.

“É um projeto revolucionário. De nossa parte, estamos constituindo um grupo bastante técnico para colaborar com sugestões de estratégias de aplicação a curto, médio e longo prazo para a melhoria do ambiente de negócios”, disse a dirigente.

Siewert explicou que a desburocratização é um objetivo não apenas de governo, mas de Estado, que trará benefícios ao ecossistema econômico também nas próximas gestões. E que chamar os representantes da classe contábil para participar desta ação é fundamental, “inclusive foi um pedido do governador Jorginho Mello”.

“Queremos ser o Estado menos burocrático do Brasil e tenho a certeza de que, com o apoio de vocês, estamos um passo bem à frente para alcançar essa meta. A ideia é simplificar os processos para todos, mas principalmente para o contribuinte, que é o nosso foco”, concluiu o secretário.