Seminário de Estudantes da Contabilidade apresenta oportunidades na era da Web 3.0

Data: 28 de abril de 2023
Créditos: Bianca Backes

As oportunidades para profissionais da contabilidade na Web 3.0 foram o grande tema do segundo dia do 3° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis “Inovação, Tecnologia e Contabilidade”, na noite desta quarta-feira (26). O evento é realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) em parceria com instituições de ensino superior de todo o estado.

Responsáveis pela primeira palestra da noite, o administrador de empresas Roberto Dias Duarte e o contador Daniel Constantino, frisaram que o primeiro passo para galgar oportunidades no mercado de cripotoativos e criptomoedas (focos da explanação) é conhecer o ecossistema da inovação.

“Comecem investindo R$ 10, R$ 20, R$ 30, para entender como funciona a lógica dos investimentos em criptomoedas, criptoativos, tokens”, aconselhou Duarte, que trabalha com tecnologia para a contabilidade desde 1987, quando ainda era inimaginável, por exemplo, emissão de notas fiscais eletrônicas. Atualmente ele é advisor na Omie, Connectabil e Liontech, autor de livros e palestrante.

Constantino, que é fundador da Easy Control Contabilidade, co-investidor na Bossa Nova, idealizador e co-fundador LionTech, idealizador Gutenberg Ventures e da Garlic Ventures, destacou que é visível uma migração de comportamento no setor de investimentos, uma mudança de cultura, o que se reverte em “um celeiro de oportunidades e desafios” para contadores.

“Atualmente temos 16 milhões de investidores de criptoativos no Brasil. Para se ter uma dimensão disso, é o triplo de pessoas que investem na bolsa de valores”, exemplificou Constantino.

Entre as oportunidades para contadores nessa atmosfera estão, de acordo com os palestrantes, no atendimento a esses públicos e stakeholders em geral. É o contador que poderá auxiliar, por exemplo, a empresa que arrecada fundos em criptoativos a registrá-los em balanço. Ou, ainda, gerenciar o patrimônio desses clientes nativos em Web 3.0.

Contabilidade para startups - Outra forma de atuar nesse ambiente é na contabilidade para startups - ou para quem investe nelas. Este foi o tema da segunda palestra da noite, com o contador José Hernandez Perez Júnior, que é doutor em Administração, PhD - Philosophy Doctor in Administration, mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, professor e autor e coautor de vários livros.

Ele destacou a importância da escrituração contábil para empresas e do papel do profissional da contabilidade neste ambiente.

“As startups precisam prestar contas a sócios, credores e administradores, governo. Temos oportunidades e desafios. É imprescindível o papel do contador”, avaliou o professor.

Para acessar o conteúdo completo das palestras, clique aqui.

Essa também foi a primeira noite com apresentações de trabalhos científicos, que foram realizadas antes das palestras, em quatro salas distintas.

Glossário da inovação

:: Entenda algumas expressões usadas neste ambiente de negócios

. Startups: modelo de negócio ágil, enxuto, moderno, rápido, com tecnologia como ferramenta principal, inovadora (propões algo novo ao mercado), escalável (aumento de lucro sem aumento de custo), que gera tanto incertezas quanto novidades - e tem que ser inovadora no que propõe para o mercado.

. Criptoativos (bem virtual) e criptomoedas (moeda virtual): toda criptomoeda é um criptoativo, mas nem tudo que é um criptoativo é uma moeda.

. Web 1.0: o advento da Internet, nos anos 1990.

. Web 2.0: o avanço da internet com a criação e popularização das redes sociais, quando as pessoas passaram a conviver e se relacionar neste ambiente, comprar e vender produtos.

. Web 3.0: uma evolução da internet, com criação de bens e moedas virtuais, ambiente de negócios.

. Blockchain: tecnologia que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa - “um grande livro contábil digital, seguro, auditável onde a gestão é feita de forma distribuída”, de acordo com Roberto Dias Duarte.

:: O Zoo da Inovação (ou tipos de startups)

. Startups unicórnios - empresas raras, que valem bilhões, mas estão com baixo lucro ou até operando no prejuízo, mas que têm potencial de dar grandes lucros no futuro.

. Startups baratas - empresas resilientes, fortes e que superam adversidades, se mantêm estáveis até mesmo em cenários desafiadores, de crise.

. Startup camelo - são resistentes, crescem apesar das adversidades, de forma sustentável e escalável;

. Startups zebras - são empresas que atuam de forma a se protegerem, umas às outras, como uma rede de franqueados, que também têm uma política de competição saudável entre si.