Representantes do CRCSC participam de reunião para a criação do novo Sistema de Processo Eletrônico de Fiscalização

Data: 27 de julho de 2023
Créditos: Bianca Backes

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) participaram, nestas terça e quarta-feira (25 e 26), de uma reunião de desenvolvimento do novo Sistema de Processo Eletrônico de Fiscalização. O programa que está sendo desenvolvido será usado pelos departamentos de fiscalização de todos os CRCs do Brasil e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), quando estiver concluído. E, neste momento, as novidades têm sido testadas em modo piloto pelos CRCs catarinense, de Minas Gerais (CRCMG), do Paraná (CRCPR) e do Rio de Janeiro (CRCRJ).

O encontro reuniu, na sede do CRCPR, em Curitiba, os técnicos e diretores dos CRCs que estão testando a ferramenta, entre eles o fiscal Odir Amado e o coordenador de TI do CRCSC, Fernando Zucatto. Na pauta, a construção de um protótipo da fase de recurso (definições e descrições de processos necessários para que esta etapa seja digitalizada) e a realização de ajustes de outra fase do projeto, a partir de observações e sugestões enviadas pelos usuários do sistema experimental.

A última reunião presencial do grupo havia sido realizada na sede do CRCSC, em Florianópois, no dia 21 de junho.

A primeira etapa do novo sistema da fiscalização, que é o auto de infração de forma eletrônica, será disponibilizado em agosto para alguns CRCs. A novidade já foi testada, ajustada e está em fase de conclusão.