Pela segunda vez consecutiva, Santa Catarina tem o melhor índice de aprovação no Exame de Suficiência

Data: 4 de dezembro de 2023
Créditos: Bianca Backes

Pela segunda edição consecutiva, Santa Catarina é o Estado com maior percentual de aprovados no Exame de Suficiência para a obtenção do registro de profissional da contabilidade. A prova 2023.2, realizada em todos os estados brasileiros, no mês de setembro, contou com 46.942 candidatos no total, sendo 1926 inscritos catarinenses.

O resultado foi comemorado pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, que atua também como professora no ensino superior de Ciências Contábeis. Ela destaca que a primeira colocação novamente demonstra a qualidade do ensino oferecido pelas instituições no estado e parabeniza os aprovados pela dedicação aos estudos.

“O Exame de Suficiência é um crivo bastante exigente e eu, como dirigente do conselho que representa esta tão imprescindível classe profissional, só tenho a me orgulhar. Estamos recebendo novos colegas muitíssimo qualificados, a quem eu parabenizo pelo esforço e dedicação aos estudos. Como docente, me sinto à vontade também para destacar que este é um reflexo do excelente ensino de Ciências Contábeis oferecido pelas instituições em Santa Catarina”, avalia a presidente do CRCSC.

O índice de aprovação em SC foi de 23,21%, bem à frente da média nacional, que foi de 17,34%. Os candidatos cearenses obtiveram a segunda colocação entre os brasileiros, com 22,17% de aprovação, e os gaúchos a terceira, com 21,36% dos candidatos aptos a requererem o registro profissional.

Registro - Ao todo, 380 pessoas passaram na prova em SC. O resultado final do Exame de Suficiência n.º 02/2023 para obtenção do registro profissional de contador foi divulgado no Diário Oficial da União no dia 14 de novembro de 2023, na Seção 3, páginas de 202 a 215, bem como o resultado dos recursos interpostos contra o resultado preliminar da prova objetiva.

As informações para o encaminhamento do registro profissional de contador estão disponíveis neste link.