Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC homenageia profissionais da contabilidade que se destacaram em 2023


Data: 18 de dezembro de 2023
Fotos: Ana Cláudia Antunes
Créditos: Bianca Backes


Dois contadores receberam, na tarde desta quarta-feira (13), a maior honraria concedida à classe no estado: o Prêmio Destaques da Contabilidade, do Conselho Regional de Contabilidade de SC. José Sidney Ribeiro Esmério, de São José do Cerrito, e Ardinete Rover, de Joaçaba, têm em comum a intensa atuação em prol do ensino superior de ciências contábeis, ele em universidades como a Uniplac e Feplac, ela na Unoesc. Os seus nomes foram indicados em votação aberta, pelos colegas, ao longo de dois meses, por conta dos relevantes serviços que prestaram à contabilidade e à sociedade. Além dos votos recebidos pelos profissionais da contabilidade, seus currículos foram submetidos à análise de uma Comissão Julgadora, seguindo rigorosamente os critérios da Resolução que trata desta premiação.

 

Na cerimônia, realizada na sede da entidade, em Florianópolis, também foi entregue a homenagem Pioneiros da Contabilidade aos profissionais da contabilidade e organização contábil com registro mais antigo no CRCSC: Antonio Carlos Koerich, de Lages, Astrid Meyer, de Timbó, e Socin Centro Contábil, de Indaial, que tem como proprietários os empresários contábeis Ingo e André Kannenberg.

 

Foram entregues, ainda, placas aos primeiros colocados nas duas edições do Exame de Suficiência de 2023: João Henrique Krauspenhar e João Pedro Nunes Rachadel, formados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, destacou o fato de três dos homenageados desta edição serem da área da docência.

 

“Na condição de docente há 25 anos, me sinto honrada e com o coração aquecido em constatar que a nossa classe profissional reconhece também o trabalho de quem atua ensinando. Via de regra, é natural que pessoas que atuam em organizações contábeis acabem sendo agraciadas com honrarias como esta, pois o seu trabalho é visível. Por isso a tarde de hoje é diferente, é especial. Meus parabéns aos homenageados pelas trajetórias singulares e o essencial serviço prestado à nossa classe e à sociedade”, celebrou a dirigente.

 

Inovação - A solenidade deste ano contou com uma inovação na categoria Pioneiros da Contabilidade. Entre os profissionais homenageados estão necessariamente um homem e uma mulher. A gestão atual do CRCSC entende que homenagear mulheres pioneiras se trata de uma reparação histórica da inserção da mulher no mercado de trabalho, prestando a justa honraria a quem já se destacava no meio contábil mesmo quando a participação feminina ainda era minoritária. Atualmente as mulheres representam mais de 44% do quadro de profissionais da contabilidade registrados no CRCSC. Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros anos de existência do Conselho, entre 1946 e 1947, dos 400 registros profissionais, apenas sete eram de mulheres.

 

Patrocínio - O evento contou com o patrocínio da Faracon Contabilidade, da Floripana Corretora de Seguros, da Logos Contabilidade e da Taticca Auditores e Consultores.

 

 Conheça os homenageados

 

DESTAQUES DA CONTABILIDADE

 

Contadora Ardinete Rover (Joaçaba)

Em 1983, se formou em Técnico em Contabilidade (CENEC), e em 1993 se graduou em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). É mestre em Administração (UFSC, 2020). Iniciou sua carreira profissional como analista contábil, em escritório de contabilidade. Depois foi coordenadora de Recursos Humanos e Setor Financeiro, no ramo madeireiro. Desde 1996, desenvolve projetos em prol do ensino e da profissão contábil. Atuou como docente e membro do corpo editorial da Editora e do Comitê de Pesquisa; coordenou o Curso de Ciências Contábeis e coordenou os cursos de graduação em Administração e tecnólogo em Processos Gerenciais. Em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade ofertou o MBA em Contabilidade, Consultoria e Gestão. De 2002 a 2022 foi líder do grupo de pesquisa Gestão Organizacional. Em parceria com a Delegacia da Receita Federal do Brasil, em 2016, criou o Núcleo de apoio Fiscal (NAF) da Unoesc, o primeiro de Santa Catarina.

Desenvolveu pesquisas científicas com resultados robustos, publicações em revistas de rigor científico. Em 2004 se tornou Membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis, como fundadora. Atuou ativamente junto ao CRCSC e Sindicont Joaçaba em várias parcerias.

 

 

Contador José Sidney Ribeiro Esmério (Lages)

Filho de pais agricultores, é o irmão mais velho entre nove filhos. Estudou enfrentando algumas dificuldades, como a distância da escola que ficava mais de cinco quilômetros que eram feitos a pé, de bicicleta e a cavalo, bem como o trabalho diário na lavoura e pecuária. Em 1967 foi morar em Lages/SC, onde se formou em Técnico em Contabilidade no então Colégio Comercial Santo Antônio - hoje Colégio Bom Jesus (1970). Colou grau como bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Lages (1975).

Antes de assumir como contador geral da S. A. Moinho Cruzeiro, Indústria e Comércio, em 1975 (função desempenhada até 1993), foi office-boy, auxiliar de contabilidade e responsável técnico pela contabilidade na empresa. Até hoje presta serviço terceirizado para o mesmo grupo empresarial. Em 1995 fundou, como sócio responsável técnico, a Esmério Contadores Associados S/S LTDA.

Atuou como Professor Universitário entre os anos de 1976 e 2009, em várias Instituições de Ensino como UNIPLAC, FEPLAC, Univali e UNC. Foi presidente da Fundação UNIPLAC (1989 e 1990), do Sindicont Serra (1993 a 1995) e da Fecontesc (triênio 1996-1999), e conselheiro do CRCSC entre os anos de 2010 e 2013.

 

 

 

PIONEIROS DA CONTABILIDADE

 

Contador Antonio Carlos Koerich (Lages)

Seu primeiro registro profissional foi como técnico em contabilidade (formado pela Escola Técnica de Contabilidade Santo Antônio/Lages), em 30 de maio de 1960. Em 11 de maio de 1977 realizou a transferência para a categoria contador (bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Planalto Catarinense, Uniplac). Foi um dos fundadores da UNIPLAC, em 1959, onde atuou como docente por mais de 40 anos e dirigente da Fundação Uniplac. Atua como empresário contábil há 68 anos. Fez parte da Diretoria Executiva do Sindicont Serra, na Gestão 2008-2010. A trajetória em prol do Ensino Superior em Ciências Contábeis foi reconhecida, em 2009,em uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Em julho de 2014 recebeu a homenagem da Câmara Municipal de Lages “Título de Cidadão Lageano”. Em fevereiro deste ano, o “Prêmio Contador João Celso Schoning”, da Fecontesc.

 

 

Técnica em Contabilidade Astrid Meyer (Timbó)

Seu registro profissional foi concedido em 7 de julho de 1966. Formou-se técnica em contabilidade pela então Escola Técnica de Comércio Dr. Leoberto Leal, que posteriormente passou a se chamar Colégio Comercial Dr. Leoberto Leal, em Timbó, em 1960.  É sócia cotista do Escritório Contábil Ingo Hartmann Ltda., onde atuou de março de 1974 a setembro de 1985. Antes disso, trabalhou na extinta Lojas Varejistas Lorenz S.A. (de 1962 a 1970), e no Hospital e Maternidade OASE (1970 a 1974). No último dia 9 de dezembro, Astrid Meyer completou 82 anos com muita vitalidade e na oportunidade reuniu toda a família para comemorar.

 

 

Organização contábil - Socin Centro Contábil (Indaial)

A Socin Centro Contábil teve o seu registro concedido em 24 de setembro de 1975. Seus sócios são o técnico em contabilidade Ingo Kannenberg e seu filho, o contador André Kannenberg, que passou a trabalhar com o pai na empresa em 1986. Com a chegada de André, iniciou-se o processo de informatização da Socin, numa época em que a Informática no Brasil ainda era incipiente - o primeiro computador da organização foi adquirido em 1987. A organização foi reconhecida com o Selo Catarinense de Qualidade, sob os critérios da ISO 9000, e com o Prêmio Talentos Empreendedores, em 2007, como a melhor empresa de serviços de Santa Catarina (dentre 6,1 mil empresas avaliadas). Atualmente, a Socin conta com 34 colaboradores, atendendo 150 clientes.

 

 

 

PRIMEIROS COLOCADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

 

2023/1 - João Henrique Krauspenhar (Florianópolis), formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

 

2023/2 - João Pedro Nunes Rachadel (Florianópolis), formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados