Mulheres que lideram na contabilidade: conheça as conselheiras do CRCSC e o que pensam sobre a atuação feminina

Data: 8 de março de 2024
Créditos: Bianca Backes

Dos 42 conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), 16 são mulheres. Entre elas, está a atual presidente, Marisa Luciana Schvabe de Morais, a primeira mulher a ser reconduzida ao cargo nos 78 anos de história da entidade. Neste 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, saiba o que pensam estas lideranças femininas da classe em que elas somam 45% dos profissionais registrados. E este percentual vem crescendo ano após ano: em 2023, elas representavam 44% da classe que controla os números e as contas de todos os setores da economia. Realidade bem diferente da verificada nos primeiros anos do CRCSC, em 1946-1947, quando, dos 400 registros profissionais, apenas 7 eram de mulheres.

“Que bom seria se não precisássemos celebrar a data de hoje, que demarca a nossa busca histórica por equidade. Já foi pior, mas trabalhamos para que as mulheres possam alcançar ainda mais espaços, inclusive de liderança”, destaca a presidente do CRCSC.

No meio político, por exemplo, para se ter uma ideia, as mulheres representam 52% do eleitorado, mas apesar do alto número também de candidatura, apenas 12% prefeituras brasileiras são geridas por mulheres e só 16% das cadeiras nos legislativos municipais são ocupadas por elas. Até hoje, nenhuma senadora e deputada federal foi eleita presidente da Câmara ou do Senado.

“Para todas as pessoas, o desenvolvimento da liderança depende do amadurecimento. Mas no caso das mulheres, além do amadurecimento pessoal, é necessário o amadurecimento coletivo, dos liderados, e sinto que essa é uma construção o tempo todo!”, contextualiza a conselheira Michele Patricia Roncalio.

Conheça, a seguir, quem são e o que pensam as lideranças femininas do CRCSC: