Auditoria e ética foram os temas da segunda noite do Eneccont

Data: 9 de outubro de 2012

As duas palestras da segunda noite do I Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis (Eneccont), em Chapecó, agradaram o público de mais de 1200 estudantes e profissionais. Primeiro foi o auditor Cláudio Henrique Damasceno Reis, que abordou a “Importância da Auditoria no processo eficaz da Governança Corporativa” e depois foi a vez do contador e advogado Mauro Manoel da Nóbrega cativar o público com o tema “Exercendo a profissão com dignidade”.

Promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó e Região (Sindicont) e nove instituições de ensino superior, o I Eneccont tem o apoio do CRCSC e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Na primeira palestra da noite, o auditor independente Cláudio Henrique Damasceno Reis mostrou algumas das recentes mudanças nas definições das peças contábeis e como o trabalho de auditoria se adequa às normas internacionais. “O trabalho de auditor ganhou força e visibilidade com as exigências por mais transparência em todas as organizações”, lembrou ele, que ainda enfatizou os requisitos existentes para o monitoramento da atividade de auditor, as características dos auditores independentes e as responsabilidades de cada parte – administração, contador - num processo de auditoria.

Para falar da ética profissional, o palestrante Mauro Manoel da Nóbrega começou sua fala dando exemplos de como a cultura e os hábitos podem influenciar na falta de ética pessoal. “Se não tivermos harmonia entre o que apregoa e o que se pratica, não existe ética. E se nos acostumamos com a falta de ética no dia-a-dia, estenderemos esses hábitos para a profissão”, disse ele. Ao fazer um breve resgate histórico, Mauro mostrou que a disciplina de ética foi inserida no currículo de Ciências Contábeis em 1992, mas de forma um pouco equivocada na formulação do conteúdo. “A profissão se elevava no tecnicismo mas a moral não acompanhava”, afirmou.

O palestrante ofereceu vários exemplos de como o profissional da Contabilidade pode se colocar diante das práticas que infringem o Código de Ética da profissão e como é importante que o exercício da ética seja imperativo para a qualidade fazer a diferença. A responsabilidade do contador é cada vez maior nas decisões das organizações, por isso Mauro ressaltou que é essencial prestar atenção nos hábitos porque eles moldarão o caráter e o caráter vai ditar o destino de qualquer profissional.