SPPC realiza pesquisa de opinião com empresas e entidades

Data: 16 de maio de 2013

A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do Ministério da Previdência inicia nesta quinta-feira (16) uma pesquisa de opinião com empresas e entidades de classe que oferecem planos de previdência complementar para seus empregados ou associados, bem como com empresas e entidades de classe que tenham potencial para oferecer planos de benefícios a seus colaboradores ou associados.

O objetivo do estudo é subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas à expansão do regime fechado de Previdência Complementar, que hoje beneficia cerca de 47% da população ocupada com rendimentos acima do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente R$ 4.159.

A pesquisa de opinião será realizada com a aplicação de questionários em três grupos de empresas e entidades associativas, por meio de um portal na internet desenvolvido especificamente para o estudo. Pelo menos 450 representantes de empresas e associações de classe devem ser consultados.

O primeiro grupo é formado por empresas já patrocinadoras ou instituidores de planos de benefícios de entidades fechadas, o segundo por empresas e entidades de classes com potencial para oferecer plano de previdência. Já o terceiro grupo abrange empresas que ofereçam planos de previdência aberta para seu quadro profissional. A pesquisa será realizada com organizações de todos os portes e regiões do Brasil até o dia 14 de junho.

O estudo pretende subsidiar a expansão do regime fechado de Previdência Complementar no país, a partir da perspectiva da sociedade e com base na identidade de grupo, decorrente do vínculo profissional ou associativo. A pesquisa tem o objetivo de levantar as razões que levam uma empresa a oferecer planos de Previdência para seus colaboradores, além de identificar os principais fatores que hoje dificultam o crescimento do regime de Previdência Complementar no país.

O estudo também conterá uma análise das políticas de fomento adotadas por outros dez países, representantes dos cinco continentes. A expectativa da SPPC é que os resultados do levantamento já possam ser divulgados no 34º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que será realizado no mês de setembro em Florianópolis (SC).

As empresas ou entidades de classe que tenham interesse em participar da pesquisa devem encaminhar um e-mail para o endereço: coanc.sppc@previdencia.gov.br ou entrar em contato com a SPPC pelos telefones: (61) 2021-5484/ 5398.

Fonte: Ascom/ MPS