Após queda em março, arrecadação federal fica estável em abril

Data: 22 de maio de 2013

Após a forte queda registrada em março, a arrecadação da Receita Federal ficou praticamente estável em abril, se descontado o efeito da inflação.

Considerando os quatro primeiros meses deste ano, em termos reais houve uma ligeira queda no volume arrecadado com impostos e tributos ante o mesmo período de 2012.

De acordo com a Receita, a arrecadação somou R$ 98,7 bilhões no mês passado, alta de apenas 0,07% na comparação com o registrado um ano antes. De janeiro a abril, foram coletados R$ 370,4 bilhões, queda de 0,34% em relação aos primeiros quatro meses do ano passado.

O resultado ficou acima do esperado por analistas consultados pela Reuters, que previam que a arrecadação somaria R$ 96 bilhões no mês passado.

Entre os fatores que afetaram o desempenho da arrecadação, segundo a Receita Federal, está a queda do valor arrecadado com impostos sobre lucro de empresas em 2013, devido à redução dos ganhos do setor privado no ano passado, quando a economia brasileira cresceu apenas 0,9%.

Além disso, apontou o órgão, desonerações realizadas pelo governo para tentar reanimar a economia diminuíram o recolhimento com impostos sobre automóveis, combustíveis, crédito e folha de pagamento de alguns setores.

MARÇO

Em março, a arrecadação foi de R$ 79,613 bilhões, o pior resultado para o mês desde 2010. No período, o resultado havia sido afetado pelo baixo desempenho da produção industrial e das vendas no varejo no início do ano.

A Receita Federal estima que a alta real da arrecadação de tributos ficará entre 3% e 3,5% em 2013. A previsão leva em consideração a previsão do governo de crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.

Em 2012, o crescimento real da arrecadação foi de 0,27%, segundo informou a própria Receita.

Fonte: Folha de São Paulo