CRCSC passou a integrar o COMDES

Data: 19 de junho de 2013

O CRCSC faz parte do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) e já recebeu a visita do presidente da instituição Doreni Caramori Júnior na Plenária desta quarta-feira, 19 de junho. Formado por cerca de 30 entidades das mais variadas áreas e segmentos, o COMDES tem como principais bandeiras as questões de mobilidade, saneamento básico e governança metropolitana da região.

Doreni Caramori Júnior e Adilson Cordeiro

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis assumiu o comando do Conselho no início deste ano, no lugar da Associação FloripAmanhã, que esteve à frente do COMDES em 2012. A ACIF fica no posto até o final de 2013.

Como atual presidente do Conselho Superior da ACIF, Doreni manteve-se à frente do COMDES e aproveitou a plateia do CRCSC para explicitar quais os objetivos desta união de esforços. A viabilização do Anel Viário da BR-101 é a prioridade do COMDES para este ano. Entre as principais metas estão a definição do traçado da alça de contorno em Palhoça; o fortalecimento da campanha “Obras Já”, de mobilização da sociedade; e o fortalecimento da atuação junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para rápida definição de todo o projeto da rodovia e encaminhamento de licenças.  O tema de saneamento e resíduos sólidos é outro foco do COMDES, que possui um grupo de estudos e acompanhamento das ações na Grande Florianópolis.

Além destes temas, o grupo que trata dos assuntos institucionais do Conselho está dando continuidade a elaboração do Regimento Interno, documento praticamente finalizado que será apresentado em julho. O presidente do COMDES disse que está agendando visitas em cada uma das instituições mostrando as iniciativas e os resultados. “É uma forma de engajar os associados de cada entidade e unir ainda mais todos os que já fazem parte da sociedade civil organizada. Também poderemos somar os projetos de cada entidade aos do COMDES, ajudando a difundi-los com mais força”, explica.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, elogiou o planejamento apresentado e disse que vai encaminhar internamente para escolher representantes que irão participar do COMDES.

Os conselheiros Marcello Seemann, Tânia Homem, Sérgio Faraco e Irineu Moreira elogiaram os objetivos da instituição, pediram mais informações e fizeram previsões de que a iniciativa certamente servirá de modelo para outras regiões do Estado.

Doreni agradeceu a receptividade e disse que sempre valorizou a Contabilidade pois aposta muito na transparência e na governança corporativa, sendo que essas questões são mais eficazes quando estão com respaldo nas informações contábeis de qualquer instituição, seja de caráter público ou privado.

PARA SABER MAIS SOBRE O COMDES

Planejamento Comissões de Trabalho

- Comissão de Mobilidade Urbana – coordenada por Zena Becker, da ONG FloripAmanhã, a comissão de mobilidade, além de acompanhar a polêmica sobre as obras do contorno viário, também vai monitorar outra questão envolvendo a concessionária Autopista Litoral Sul, a do fechamento dos acessos da BR-101 aos municípios de São José e Biguaçu. Outra proposta da comissão é buscar junto aos órgãos competentes uma pesquisa sobre origem-demanda-destino dos principais pontos de trafego da região. Caso não haja uma, o COMDES vai encomendar o estudo para retratar de forma real os problemas de mobilidade e sugerir ações de curto, médio e longo prazo. A comissão de mobilidade ainda vai mapear e reunir em um único documento todos os projetos de diferentes modais e abrangências já apresentados ao poder público, também especificando seu andamento. O objetivo é selecionar, monitorar e divulgar as melhores propostas.

- Comissão de Governança Metropolitana – coordenada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning, a comissão aguarda votação na Câmara sobre projeto para a institucionalização da Região Metropolitana. A comissão também vai identificar todos os programas do Governo Federal aos quais os municípios da região deixam de ter acesso por não ter formalmente a região metropolitana instituída. O COMDES definiu que é favorável a constituição da Região Metropolitana formada por 22 municípios, mas também quer priorizar a formação de Consórcios Intermunicipais entre Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Santo Amaro da Imperatriz para garantir também recursos de outros fundos de investimentos que só aplicam em conglomerados urbanos.

- Comissão Saneamento Básico – coordenada pelo engenheiro sanitarista Paulo Aragão, da ABES, a comissão quer realizar uma reunião com a AGESAN, agência reguladora do setor, para saber como está o andamento da elaboração do plano de saneamento dos municípios da região, em que constam as demandas e o que precisa ser feito a longo prazo em relação aos resíduos sólidos, água, esgoto e drenagem do solo de cada cidade. Também quer realizar um painel com as concessionárias Casan e Comcap e com a Prefeitura para falar sobre as obras e projetos em Florianópolis. A capital já tem pronto seu plano de saneamento para os próximos 20 anos (apenas precisa adequá-lo junto ao Plano Nacional de Resíduo Sólido), que deve servir de base para os outros municípios.